Dicas para a mamãe de primeira viagem

Realizar o pré-natal, planejar o orçamento, montar o enxoval do bebê de maneira prática são uma das dicas indispensáveis para a gravidez

Mamãe de primeira viagem com um sapatinho sobre a barriga

Se você é mamãe de primeira viagem, com toda a certeza está rodeada de dúvidas. E não imagina nem por onde começar a organizar as coisas para a chegada do bebê. Está com medo de não conseguir, mas acalme-se saiba que existem diversas formas de se preparar para este momento especial.

Antes de qualquer coisa, assim que descobrir que está grávida, o ideal é marcar uma consulta com seu ginecologista para começar o pré-natal.

Pré-natal

Mamãe de primeira viagem acompanhada da médica em seu consultório. Ambas colocam a mão da barriga da gestante.
O acompanhamento médico é essencial para a saúde da mamãe e do bebê (Freepik)

O Pré-natal se trata de um acompanhamento médico com consultas e exames voltados para as gestantes, e é essencial para garantir que tanto você como o bebê tenham uma gravidez bastante saudável. Todo o acompanhamento é oferecido não só na rede privada, mas também pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Provavelmente, depois das primeiras consultas e exames é que cairá a ficha de que você está grávida. Então, mamãe se prepare pois haverá diversas mudanças em sua vida, você perceberá elas com mais nitidez após o nascimento do bebê.

Converse ainda com seu médico sobre o que pode e o que não pode fazer neste período, se atividades físicas são indicadas, e em caso de resposta positiva, quais pode preocupar.

Procure se informar também sobre o que deve comer a cada fase da gravidez e sobre os meses iniciais do bebê. Não tenha medo e nem vergonha de esclarecer suas dúvidas com o médico.

Sintomas

Mas, é claro que a gravidez também irá mudar um pouco seu organismo. Durante os nove meses, sentirá um vai e vem de sintomas e emoções e como é sua primeira gravidez, alguns sinais podem te preocupar bastante. A dica nestes momentos, é nada de desespero, ligue para o seu médico e avise sobre o que está sentindo.

Outra dica para ajudar a mamãe de primeira viagem é o compartilhamento de experiências seja com outras mamães de primeira viagem, ou até mesmo com as mais experientes. Afinal, elas já passaram por tudo que está sentindo e podem te dar bons conselhos.

Plano de parto

Mãos segurando um lindo bebê recém-nascido
Planeje cuidadosamente este momento especial (Freepik)

Este é o momento mais especial para a mamãe de primeira viagem ou de muitas, porque é no parto que você verá o rostinho do seu bebê. Então, ele precisa ser planejado com todo o carinho.

Converse com o seu médico e indique qual tipo de parto você prefere, e de acordo com sua saúde e do pequeno, escolham o mais indicado. Faça um plano de parto com o que quer e o que não que para o momento, como por exemplo, se deseja ouvir música, quem será seu acompanhante, qual posição quer dar a luz, dentre outros.

Liste itens essenciais

Você, mamãe de primeira viagem, ficou muito empolgada ao descobrir a gravidez e agora que ir de loja em loja, montando todo o enxoval do bebê. No entanto, esse momento é o mais crítico, lembre-se com uma criança em casa, os gastos aumentarão, logo é essencial economizar, apesar do impulso. Prepare, portanto uma lista para te orientar.

No quarto do bebê, precisa ter primordialmente 3 móveis, sendo eles, berço, cômoda e guarda-roupas. Providencie o quanto antes a compra deles até porque podem demorar para serem entregues. Faça também pesquisas de preços e coloque no orçamento se fica mais barato comprar na loja ou encomendar a algum marceneiro?

Agora, vamos as roupinhas. Normalmente, elas são um pouco mais caras, devido a qualidade do material que precisa ser adaptado para a criança. Todavia, as peças se perdem com pouco tempo de uso, porque os bebês crescem muito rápido.

Itens essenciais para bebê

Roupa e sapato para o enxoval do bebê, ultrassom e um coração de pelúcia sob superfície branca.
Mamãe, tente economizar na compra do enxoval (Freepik)

Alguns itens que são importantes nos meses iniciais de vida do bebê:

1)Duas bolsas, uma para maternidade e outra para passeios.
2) Bodies de manga curta e longa (cerca de 10 de cada)
3) Calças com pezinho ou sem
4) Macacões P e M ( de preferência com o fechamento na frente)
5) Casacos de plush (para épocas mais frias)
6) Meias, luvas e toucas
7) Cueiros
8) Toalhas fraldas
9) Fraldas de pano
10) Kit de berço
11) Cobertor (microfibra)
12) Mantas
13) Babadores
14) Banheira
15) Carrinho
16) Bebê conforto
17) Itens de higiene

Escolha da maternidade

Por mais que já tenha uma maternidade em mente, procure visitar outras maternidades, avaliar as estruturas e seguranças dos locais, a distância em relação a sua casa e qual o melhor trajeto para chegar até lá.

Primeiros meses

Mamãe brincando com seu bebê
Os primeiros meses não são fáceis, mas ao ver aquele sorriso banguela do bebê, tudo valerá a pena (Freepik)

Nos primeiros meses, após o nascimento do bebê, o processo de adaptação será bem difícil. Até ele criar uma rotina de sono, a mamãe de primeira viagem raramente conseguirá dormir uma noite inteira, sem precisar acordar para amamenta-lo. Então aproveite cada soneca do pequeno, para descansar um pouco e se possível, cuidar um pouco de você.

Sempre que necessitar, não tenha vergonha de pedir ajuda, principalmente na fase de recuperação após o parto. Peça auxílio para a vovó, as suas irmãs, suas amigas e o papai, nas questões domésticas.

Aproveite cada momento da sua gravidez, mamãe, deixe cada momento registrado e não se esqueça de confiar no seu instinto materno, ele raramente falha.

Ah, mamães, e a partir de agora, seu filho precisará fazer o acompanhamento do seu desenvolvimento com o pediatra. Se ainda não encontrou um de sua confiança, procure antes do bebê nascer.

Gostou do nosso conteúdo e quer colaborar com a gente? Então, deixe seu comentário abaixo. Ademais, compartilhe o nosso conteúdo com outras mamães e futuras mamães que conhece!

12 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *