Conheça as melhores frutas para colocar na papinha de bebê

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Elas são o passo inicial da introdução alimentar dos pequenos e perfeitas para papinha de bebê

Ricas em nutrientes e fibras, as frutas são de grande importância na alimentação em todas as idades. Por isso, esses são alguns dos motivos pelos quais elas são recomendadas para iniciar a introdução alimentar com a papinha de bebê.

A versatilidade que proporcionam ajuda ainda as mamães. Afinal, elas podem ser amassadas, cortadas em tirinhas ou oferecidas em pedaço, para quem é adepta ao método BLW.

No entanto, algumas orientações são necessárias para deixar esse momento de introdução de novos alimentos na rotina do bebê mais tranquila. Primeiramente, coloque leite materno (ou o que o bebê já tomava) na papinha com a fruta. Assim, a aceitação será melhor. Além disso, o recomendado é amassar os ingredientes com garfos. Isso deixará a papinha mais consistente, o que auxiliará no ensino da mastigação e maior aproveitamento das fibras.

Confira abaixo algumas sugestões de frutas para oferecer ao seu bebê:

Abacate

O abacate é rico em gordura. Contudo, gordura boa, que ajuda a controlar os níveis de colesterol. Para acrescentar, a fruta também possui vitamina A, para auxiliar na saúde dos olhos, e vitamina E, que previne diversas doenças cardiovasculares.

Banana

Como contém diversas vitaminas do complexo B, a banana também gera uma série de benefícios. São eles: mais energia, fortalecimento do sistema imunológico, auxilia na formação dos glóbulos vermelhos e melhora a concentração, entre outros.

Porém, mamães, o melhor tipo de banana para a papinha de bebê é a nanica, que não prende o intestino do pequeno.

papinha de mamão

Mamão

Queridinho das mamães que têm filhos com intestino preso, o mamão merece toda essa fama!

Contudo, além desse benefício, ele também é rico em vitamina A, C, potássio e cálcio. Quando oferecido com água, ele aumenta a hidratação.

Laranja

Outra fruta já muito conhecida pelos seus benefícios é a laranja. Sua quantidade de vitamina C fortalece o sistema imunológico e, assim, evita doenças. No entanto, um fato pouco conhecido é que ela também auxilia na absorção de ferro, o que evita anemias.

Todavia, mamães, ofereça a fruta do tipo lima para os bebês, pois este possui um sabor menos forte para quem ainda está se adaptando a novos gostos.

Manga

Pelo sabor doce, a manga é um sucesso entre os bebês. Para a saúde, ela também está em destaque, pois o betacaroteno contribui com a saúde dos olhos e com o sistema imunológico.

Apesar de possuir menos fibras, o tipo Palmer é o mais recomendado para a introdução alimentar, uma vez que torna a ingestão mais fácil pelo bebê.

Já quer colocar as frutas no cardápio do seu bebê? Então, confira as receitas de papinha que separamos para isso.

Papinha de bebê com manga com hortelã

Primeiro, corte uma manga em pedaços. Separe também duas folhinhas de hortelã (a quantidade é opcional). Em seguida, misture os dois ingredientes e bata no liquidificados. Se necessário, amasse com um garfo. Sirva ao bebê.

Papinha de banana com laranja

De início corte uma banana, de preferência em cubos. Além disso, faça um suco de laranja. Bata a banana com o suco no liquidificador e sirva.

Papinha de maçã com canela

Para começar, pique a maçã em cubinhos, Em seguida, a cozinhe em um pouco de água até que ela fique macia. Enquanto isso, adicione um pau de canela no cozimento. Após, bata no liquidificador ou amasse com um garfo.

Papinha de bebê com mamão com banana

De início, corte o mamão e a banana em cubinho. Depois, bata ambos no liquidificador. Caso ache necessário, amasse com um garfo. Em seguida, sirva.

Papinha de pera e abacate

Cozinhe a pera cortada em cubinhos. Enquanto ela esfria, corte o abacate em pedaço. Após, bata os dois no liquidificador e sirva.

Para esta receita, o ideal é usar a pera tipo willians, pois é mais suculenta.

Mais dicas

Mamães, as frutas já são doces. Então, nada de acrescentar açúcar (nem nessas papinhas e em nenhuma outra!).

Cuidado também com frutas como kiwi e morango, que podem causar alergias nos pequenos. Por isso, converse e tire muitas dúvidas com seu pediatra antes de começar a introdução alimentar.

Para finalizar, muita atenção para retirar os caroços e cascas das frutas.

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