Os 5 principais mitos sobre gravidez

A gravidez é cercada de diversos mitos como a lenda da cegonha e a do formato da barriga

Mulher grávida segurando a barriga

Quando a mulher descobre que está grávida e vai buscar por informações sobre a gestação é comum se deparar com alguns mitos sobre gravidez.

Estas histórias costumam ser repassadas de geração em geração. No entanto, a futura mamãe escuta tanta coisa, que convenhamos é difícil diferenciar o que é mito ou verdade.

Sexo

Casal deitada na cama
Já escutou algum mito sobre o sexo na gravidez?

A grávida não pode fazer sexo?

Nem mito e nem verdade, pois depende da saúde da gestante. Se ela for diagnosticada com algum sangramento vaginal ou outro fator que a proíba de praticar o ato sexual, o médico pode contraindicar a relação.

Por outro lado, se for uma gestação saudável o sexo pode sim ser feito, até porque durante a gestação acontecem diversas alterações hormonais, e em consequência há o aumento da libido.

O feto sente quando a mamãe faz relação sexual?

Primeiramente, vamos ao fatos. Quando há a fecundação, o feto se implanta no útero da mulher e não em seu canal vaginal, portanto não existe nenhuma chance do pênis entrar no órgão sexual da mamãe e atingir o bebê. Sem falar que a placenta impediria que isso acontecesse.

Alimentação

Dois pratos de doces sobre uma mesa
Outro mito bastante comum é o de que a gravidinha deve comer em dobro

Como estou grávida, devo comer por dois?

Nem pensar, mamãe! Esse com toda a certeza deve ser o maior mito de todos e você já deve ter escutado de algum familiar bem próximo. Busque fazer uma alimentação balanceada, saudável e ingira as principais vitaminas necessárias para sua saúde e do bebê.

Procure uma nutricionista para montar um cardápio ou converse com seu obstetra para verificar o que pode ou não pode comer na gravidez.

Testes de gravidez

Mão segurando frasco com urina
Um dos mitos sobre a gravidez envolve a realização de testes caseiros

Se fizer um teste caseiro, saberei se estou grávida?

Por mais que sejam bem populares, os testes caseiros não são confiáveis, principalmente, porque não são comprovado cientificamente. Logo, para comprovar uma possível gestação, o ideal seria recorrer a teste reconhecidos pelos médicos como o de farmácia ou o exame de sangue Beta HCG.

Barriga

Mamãe com a mão na barriga
O formato da barriga indica se o bebê é menino ou menina?

Estou com a barriga redonda, logo terei um menino?

Este também é outro mito sobre a gravidez que muitas mamães acreditam, afinal elas ficam curiosas para saber o sexo do bebê. Mas, o sexo em nada interfere no tamanho da barriga, isso depende mais da anatomia do corpo da grávida e da sua genética.

Então, barriga arredondada não significa ter um menino e barriga pontuda não significa ter uma menina. O exame de sexagem fetal, que pode ser feito a partir de 3 meses de gestação, ou o ultrassom são os mais indicados para descobrir o sexo do bebê.

Atividade física

Mulher grávida fazendo ginástica em uma academia
Outro mito bastante conhecido é sobre a prática de ginástica na gravidez

Não posso fazer atividade física?

Mito! Inclusive, é recomendado que as gestantes pratiquem exercícios físicos na gravidez, desde que supervisionado por um profissional e liberada pelo médico. Natação, yoga, pilates, hidroginástica e caminhada são algumas das atividades mais indicadas para grávidas.

Outros mitos sobre gravidez

Segue abaixo, lista com 9 mitos sobre gravidez:

1)Azia significa bebê cabeludo.
2) Enjoos são comuns a todas as gestantes.
3) Ao cruzar as pernas, a grávida pode enforcar o bebê.
4) Beber cerveja preta aumenta a produção de leite.
5)Se não realizar algum desejo, a criança pode nascer com alguma mancha.

6)Grávidas não podem fazer depilação! Mas, vamos abrir um parêntese aqui, somente depilação a cera e com lâmina são recomendadas para as gestantes.

7)A mamãe precisa esperar muitos dias após o parto para lavar o cabelo.

8)Grávida não pode pintar o cabelo! As gestantes podem sim, desde que a tintura não seja a base de amônia e já tenha se passado três meses de gravidez.

9)Grávidas não podem comer pimenta.

Além dos mitos citados acima, existem muitos outros que rondam a gravidez. Confira no vídeo abaixo.

Como existem muitas histórias que rondam a gravidez, no caso de qualquer dúvida, procure seu médico, ele é a pessoa mais indicada para te esclarecer.

Gostou do nosso conteúdo e que colaborar com a gente? Então, deixe seu comentário abaixo. Ah, e não esqueça de compartilhar o nosso conteúdo com outras mamães e futuras mamães que conhece!

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *