Veja o que causa o baixo peso do bebê ao nascer

Peso do bebê

O peso do bebê ainda durante a gravidez pode ser motivo de preocupação para muitas mamães

São considerados pequenos aqueles bebês que nascem com 2.500 quilos ou menos, sejam eles prematuros ou não. Contudo, desde a gravidez é possível verificar se o ganho de peso do bebê está adequado. Com isso, o médico pode tomar algumas decisões para fazer com que a gravidez siga com mais tranquilidade.

No entanto, o mais comum é que a criança ganhe peso com mais regularidade somente após a 20ª semana de gestação, ou seja, no quinto mês. A partir dessa fase, costuma-se ter 500 gramas a mais a cada semana.

Na 28ª, o normal é que o bebê esteja com cerca de 1 quilo. Aos oito meses de gestação, ele deve estar com 2,5 quilos. Até completar os nove meses, ele ganhará ainda mais peso.

O que pode causar o baixo peso do bebê

Algumas condições de saúde da mãe pode fazer com que o bebê não ganhe o peso adequado durante a gravidez. Por exemplo, eclâmpsia, anemia, trombofilia, infecções urinárias repetidas, deformidades no útero e problemas na placenta são algumas das situações causadoras. 

Além disso, o uso de cigarro e bebidas alcoólicas durante a gestação também contribuem com o baixo peso do bebê ao nascer. 

O peso do bebê é influenciado pelo da mãe
O peso da gestante é um dos fatores que influencia no do bebê

O peso da mãe influencia?

O peso da mãe pode influenciar o tamanho do bebê. Isso porque a estrutura física e condição de saúde da mulher já indicam como é sua alimentação.

Entretanto, é mito que a grávida deve “comer por dois”. O ideal é que a alimentação tenha apenas 300 calorias a mais do que a de uma mulher não grávida (que consuma 2 mil calorias diárias).

Dessa forma, o cardápio das futuras mamães deve equilibrado com frutas, verduras, legumes, grãos e carnes magras. Com isso, evita-se problemas como a diabetes gestacional, que costuma ser um fator de risco para o sobrepeso da criança no futuro.

Consequências do baixo peso do bebê:

UTI Neonatal para bebês de baixo peso
Alguns bebês com baixo peso precisam ficar na UTI Neonatal

Alguns bebês que nascem com baixo peso podem ter que ficar alguns dias na UTI Neonatal para que cresça até atingir o tamanho considerado ideal.

No entanto, pode ocorrer algumas complicações. São elas:

– Alterações na visão;

– Problemas para respirar e no funcionamento do intestino;

– Diversas infecções;

– Baixos níveis de glicose e oxigênio no sangue;

– Sangramentos.

Portanto, é importante sempre checar com o médico se o tamanho do bebê está adequado com a idade gestacional. É o especialista que irá indicar o tratamento para uma possível doença que esteja causando o baixo peso ou prescrever suplementos alimentares para a gestante.

Porém, caso tenha restado alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e logo iremos responder. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos.

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *