O peso do bebê ainda durante a gravidez pode ser motivo de preocupação para muitas mamães

São considerados pequenos aqueles bebês que nascem com 2.500 quilos ou menos, sejam eles prematuros ou não. Contudo, desde a gravidez é possível verificar se o ganho de peso do bebê está adequado. Com isso, o médico pode tomar algumas decisões para fazer com que a gravidez siga com mais tranquilidade.
No entanto, o mais comum é que a criança ganhe peso com mais regularidade somente após a 20ª semana de gestação, ou seja, no quinto mês. A partir dessa fase, costuma-se ter 500 gramas a mais a cada semana.
Na 28ª, o normal é que o bebê esteja com cerca de 1 quilo. Aos oito meses de gestação, ele deve estar com 2,5 quilos. Até completar os nove meses, ele ganhará ainda mais peso.
O que pode causar o baixo peso do bebê
Algumas condições de saúde da mãe pode fazer com que o bebê não ganhe o peso adequado durante a gravidez. Por exemplo, eclâmpsia, anemia, trombofilia, infecções urinárias repetidas, deformidades no útero e problemas na placenta são algumas das situações causadoras.
Além disso, o uso de cigarro e bebidas alcoólicas durante a gestação também contribuem com o baixo peso do bebê ao nascer.

O peso da mãe influencia?
O peso da mãe pode influenciar o tamanho do bebê. Isso porque a estrutura física e condição de saúde da mulher já indicam como é sua alimentação.
Entretanto, é mito que a grávida deve “comer por dois”. O ideal é que a alimentação tenha apenas 300 calorias a mais do que a de uma mulher não grávida (que consuma 2 mil calorias diárias).
Dessa forma, o cardápio das futuras mamães deve equilibrado com frutas, verduras, legumes, grãos e carnes magras. Com isso, evita-se problemas como a diabetes gestacional, que costuma ser um fator de risco para o sobrepeso da criança no futuro.
Consequências do baixo peso do bebê:

Alguns bebês que nascem com baixo peso podem ter que ficar alguns dias na UTI Neonatal para que cresça até atingir o tamanho considerado ideal.
No entanto, pode ocorrer algumas complicações. São elas:
– Alterações na visão;
– Problemas para respirar e no funcionamento do intestino;
– Diversas infecções;
– Baixos níveis de glicose e oxigênio no sangue;
– Sangramentos.
Portanto, é importante sempre checar com o médico se o tamanho do bebê está adequado com a idade gestacional. É o especialista que irá indicar o tratamento para uma possível doença que esteja causando o baixo peso ou prescrever suplementos alimentares para a gestante.
Porém, caso tenha restado alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e logo iremos responder.
Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br e confira nossos lindos modelos.
