Saiba o que são as crises de desenvolvimento do bebê

Baby boy crying. Sad child portrait

As crises de desenvolvimento do bebê causam diversas preocupações nas mamães

Muito choro, irritação, sono desregulado, dificuldade para mamar ou vontade de mamar mais do que o comum. Todos esses sintomas podem confundir as mamães, que costumam achar que o motivo é alguma doença. Porém, trata-se das crises de desenvolvimento do bebê.

Esses momentos tornam a rotina confusa e cansam ainda mais os pais. No entanto, elas são necessárias, pois indicam o crescimento da criança.

Assim, o mais importante é entender quando cada crise acontece e o que elas significam. Dessa forma, será mais fácil lidar com essas etapas.

3 meses

Especialistas dizem que há dois nascimentos: o parto e quando o bebê completa 3 meses. Isso acontece porque é nessa idade que a criança percebe que é um ser separado da mãe.

Então, ela começa a interagir, sorrir e balbuciar alguns sons. Entretanto, o problema está no fato de que o bebê também entende que precisa alertar por meio do choro quando precisa que alguma de suas necessidades sejam atendidas (fome, fralda suja, sono etc).

Assim, o bebê fica ansioso por considerar que, talvez, suas necessidades não sejam sanadas tão prontamente. 

6 meses

Aos seis meses, a crise de desenvolvimento do bebê ocorre porque ele entende que há outras pessoas na família além dele e da mãe, como o pai. É a chamada “formação do triângulo familiar”. 

Com isso, todas essas descobertas mais algumas novidades que surgem nesse período, como a introdução alimentar, volta da mãe ao trabalho e o nascimento dos dentes, deixa essa fase mais estressante para os pequenos. 

No entanto, quem também pode sofrer é mamãe, que percebe que, para um desenvolvimento saudável, o bebê não necessita apenas dela, mas também das interações com outras pessoas. 

Banner BlogPowered by Rock Convert
Objetos de transição ajudam nas crises de desenvolvimento do bebê
Um ursinho ou algum outro objeto que o bebê goste o ajudará a passar pelas crises de desenvolvimento

A crise de desenvolvimento do bebê de 8 meses

Essa crise é considerada a mais intensa e afeta, principalmente, o sono da criança. Ela também acontece por conta da angústia que o bebê sente em ficar longe da mãe.

Quando a noite chega e ele é colocado no berço, o pequeno acha que a mãe desaparecerá e não irá voltar mais. Por isso, é comum que os bebês acordem com choros desesperados durante a noite.

Assim, é mais indicado que seja a mãe que vá o consolar. Porém, não é preciso levar o bebê para a cama dos pais ou tirá-lo do berço, a fim de não atrapalhar a rotina já estabelecida. 

Outra dica é ter o chamado “objeto de transição”. Pode ser um ursinho, um brinquedo ou uma fralda. O importante é que seja algo com que o bebê tenha apego e, de preferência, que também tenha o cheiro da mãe. Esse item ficará com ele no berço como uma forma de conforto e de lembrar que as coisas que ele gosta não somem à noite. 

1 ano

A crise de desenvolvimento de 1 ano acontece pela vontade do bebê de andar e descobrir todas as novidades ao redor dele, mas, ao mesmo tempo, ainda necessita de colo e de ficar perto da mãe.

Assim, existem os desejos conflitantes de querer ser independente, mas ainda precisar da dependência. 

O que fazer

A principal orientação para conviver com as crises de desenvolvimento do bebê é ter calma. A criança já estará angustiada e, viver em um ambiente estressante, somente irá piorar a situação.

Então, lembre-se que esses momentos são necessários e que irão passar. Eles duram cerca de 15 dias e apenas a crise de 8 meses é mais longa, podendo chegar a 1 mês de duração. 

Além disso, tire todas as suas dúvidas com o pediatra. Ele saberá identificar quando a condição que o bebê passa é normal ou quando se trata de algum problema de saúde.

Por fim, deixe nos comentários a sua opinião sobre o nosso conteúdo. Também compartilhe essa matéria com outras amigas que são mamães.

4 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *