Organize a rotina para a chegada do segundo filho

Sleepy child lies on violet blanket

Pequenas mudanças no dia a dia da família deixarão a chegada do segundo filho mais tranquila

A chegada de um bebê sempre transforma a rotina da família. Quando essa nova pessoinha é o segundo filho, a certeza é de muita correria para cuidar de duas crianças.

Por isso, algumas mamães se preocupam se serão capazes de lidar com as mudanças e necessidades do novo bebê e do filho mais velho. Entretanto, nem tudo precisa ser o caos. Com algumas dicas, é possível deixar a nova fase da família mais tranquila.

Assim, confira as orientações para colocar em prática para a chegada do segundo filho:

Defina quem ficará com o filho mais velho quando você estiver na maternidade

É sempre bom procurar com antecedência quem cuidará do seu filho enquanto você estiver na maternidade. Assim, você não correrá o risco de não encontrar alguém disponível na data.

Além disso, também explique toda a situação para seu filho: diga que você ficará fora por tantos dias, mas que, durante isso, tal pessoa cuidará dele. Dessa forma, ele ficará mais tranquilo com a novidade.

Faça algumas transições antes da chegada do segundo filho

Uma pessoa que sentirá muito o impacto da chegada do novo bebê será o filho mais velho. Por isso, é importante prepará-lo para a rotina e mudanças que virão com ela.

Assim, faça algumas mudanças antes mesmo do nascimento do segundo bebê. Por exemplo, se o seu filho dorme no berço que você irá reutilizar, já o acostume a dormir na cama.

Porém, faça essas transições mostrando para a criança que elas são positivas, ou seja, sem colocar a “culpa” das mudanças no irmãozinho.

Mantenha algumas coisas da rotina antiga

Apesar de que algumas transformações são necessárias para receber o segundo filho, outros hábitos da família podem permanecer iguais. Muito disso ajudará no bem-estar do filho mais velho.

Portanto, mantenha os horários de escola, de refeições e de sono da criança. Caso planeje que os dois filhos durmam no mesmo quarto, não comece com essa rotina logo após o nascimento do bebê. Espere até que o segundo filho acorde menos durante a noite, pois o choro dele pode atrapalhar o sono do mais velho e deixá-lo irritado durante o dia.

Planeje as refeições da semana

Para deixar a lista de tarefas mais curta, uma dica é criar um menu das refeições que fará durante a semana. Dessa forma você saberá o planeja cozinhar em cada dia e quais os ingredientes serão necessários.

Assim, não precisará ir várias vezes ao supermercado com um bebê.

Tenha uma agenda

Uma aliada para a rotina com a chegada do segundo filho é a agenda. Nela, você poderá anotar compromissos como as consultas médicas do bebê, as reuniões na escola do filho mais velho e o que é preciso fazer em casa.

Logo, você não se preocupará com o possível esquecimento de algo e usará toda a sua energia para cuidar dos seus pequenos.

Agenda é instrumento muito útil para organizar a rotina com o segundo filho

Quando o segundo filho chega, você deixa de lado a perfeição

Todas as mães querem ser perfeitas para seus filhos. Todavia, isso pode ser prejudicial para a mulher. Portanto, não faça uma lista de tarefas enorme que não conseguirá cumprir. Planeje fazer poucas coisas durante o dia, mas não se julgue caso não consiga realizar tudo.

Faça uma coisa de cada vez (principalmente se estiver com seus filhos)

Como na dica anterior, não se cobre muito para fazer várias coisas. Foque seu tempo em uma tarefa de cada vez.

Isso é ainda mais importante caso essa “tarefa” seja cuidar ou brincar com seus filhos. Dedique todo aquele tempo a eles e isso já será muito mais importante para as crianças do que ter uma casa extremamente organizada.

Com a chegada do segundo filho, não deixe de reservar um tempo de qualidade com o mais velho

Separe um tempo para você

Por fim, lembre-se que você também merece cuidados. Assim, divida as tarefas com o marido e familiares para que você também tenha um tempo só seu.

Ao estar descansada e bem consigo mesmo, seu tempo com os filhos será de maior qualidade.

O que achou das dicas? Deixe sua opinião aqui e compartilhe com as amigas que também se preparam para a chegada do segundo filho.

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *