Veja quais são os alimentos proibidos na gravidez

chá_de_gravidez_alimentos_proibidos_na_gravidez

Pelo perigo de contaminação e prejuízos no desenvolvimento do bebê, existem alimentos proibidos na gravidez

Manter uma alimentação saudável é essencial na gravidez. Afinal, são necessários determinados nutrientes para o bom desenvolvimento do feto e que serão repassados por meio da placenta. Contudo, existem alguns alimentos proibidos na gravidez. O motivo é parecido: substâncias maléficas, toxinas e bactérias existentes nesses produtos poderão fazer mal ao bebê ao serem “transportados” a ele, além de causar doenças na mãe. 

Então, para ajudar as futuras mamães com esse assunto, criamos uma lista com os alimentos proibidos na gravidez. Confira:

Alguns tipos peixes

Peixes como o tubarão, marlin, atum rabilho e peixe-espada possuem grande quantidade de mercúrio. A ingestão desse metal pode causar danos neurológicos ao bebê.

Além disso, frutos do mar e sushi costumam ser proibidos, pois também há a possibilidade de contaminação com bactérias e substâncias que irão fazer mal ao feto. Porém, pergunte ao seu médico se ele orienta ou não o consumo desses alimentos. 

Ovos malcozidos

Alimentos proibidos na gravidez - ovos crus
Ovos crus podem estar contaminados com bactérias maléficas à saúde

Ovos malcozidos podem conter a bactéria Salmonella. A contaminação com ela causa vômito, diarreia, febre, cansaço e mal-estar em geral. Assim, essa situação pode atrapalhar o desenvolvimento do bebê.

Ademais, é importante estar atenta aos molhos de salada, pois alguns possuem em seus ingredientes os ovos totalmente crus. São eles: molho para salada Ceaser, maionese e molho holandês. Pelo mesmo motivo, também está proibida a gemada. 

Queijos pastosos

Queijos como o brie, camembert, danish blue e gorgonzola podem causar riscos à gravidez. Isso porque eles podem estar contaminados com a bactéria Listeria, que, em alguns estudos, está associada ao parto prematuro e aborto.

Já os queijos cheddar e parmesão são permitidos. 

Patês são alimentos proibidos na gravidez

Assim como nos alimentos mencionados acima, os patês também podem conter a bactéria Listeria. Por isso, são proibidos na gravidez.

Álcool

Quando a mãe consome bebidas alcoólicas, o álcool também terá que ser metabolizado pelo fígado do bebê. Com isso, podem acontecer os seguintes problemas com feto: retardo no crescimento, malformações, problemas cardíacos, diminuição do tamanho do crânio e maior risco de parto prematuro e aborto. 

Não use adoçantes na gravidez

Adoçantes compostos de sacarina e o ciclamato podem prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Todavia, caso seja realmente necessário adicionar esses produtos na comida, prefira os fabricados com sucralose, estévia e acessulfame, que não menos prejudiciais. 

Alimentos proibidos na gravidez - cafeína
Cafeína prejudica a absorção de nutriente importante

Cafeína deve ser evitada na gravidez

A cafeína não é totalmente proibida na gravidez, mas seu excesso sim. Então, o recomendado é ingerir no máximo três xícaras de 240 ml por dia.

O problema da cafeína é que ela pode causar azia e diminui a capacidade do organismo em absorver o ferro, o mineral responsável por prevenir a anemia. 

Todavia, vale lembrar que não só o café possui essa substância, alguns chás também, como o mate, verde, preto e hibisco, entre outros. 

Outros alimentos proibidos na gravidez: os malpassados 

Todo alimento que não tenha passado pelo processo de cozimento correto é proibido na gravidez. O motivo está no fato de existir maior chance de contaminação por bactérias e, principalmente de um micro-organismo muito perigoso: o protozoário da toxoplasmose

A toxoplasmose causa dor muscular, manchas vermelhas pelo corpo, febre, dor de cabeça e dificuldade para enxergar. Porém, para o bebê os danos são piores. A doença pode gerar aborto, bebê natimorto, malformação ou parto prematuro.

Ademais, não só com as carnes é preciso ter cuidado. Também é importante higienizar frutas e verduras antes de comer para evitar ingerir também esse protozoário e outras bactérias. 

Por fim, nos conte quais são as suas dúvidas sobre os alimentos proibidos na gravidez. Também nos siga nas redes sociais para receber mais dicas sobre maternidade. 

6 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *