Conhecidos pelos seus benefícios à saúde, os cereais são uma ótima opção para inovar nas receitas de papinha de bebê

Em meio a tantas dicas de frutas e vegetais para colocar na papinha de bebê, as mamães esquecem de outros alimentos que também são muito importantes para o desenvolvimento do filho: os cereais.
Porém, não se trata de cerais matinais industrializados e cheios de açúcar e, sim, de grãos como o arroz, o milho e a aveia, entre outros. Portanto, o benefício mais conhecido deles é a regularização do intestino. Contudo, além disso, a introdução desses ingredientes na alimentação gera ainda várias outras vantagens. Confira:
Arroz
O cereal de arroz possui antioxidantes e fortalece o sistema imunológico, o que ajuda a combater infecções. Mais do que isso, o grão também é rico em ferro, que evita a anemia.
Por não ter uma textura muito sólida, o arroz também é fácil de digerir. Assim, caso seu bebê esteja com problemas estomacais, esse cereal é o recomendável para aliviar as dores.
Confira algumas receitas:
Papinha de bebê com cereal de arroz
Ingredientes:
1/4 xícara de arroz integral orgânico
Um copo de água
Liquidificador (Ou usando outro processador de alimentos)
Modo de preparo:
Primeiramente, em um liquidificador ou processador de alimentos, bata o arroz até que ele se torne pó. Em seguida, ferva um copo de água e adicione o arroz. Depois, leve ao fogo e mexa cuidadosamente por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, sirva.
Papinha de arroz com batata e cenoura
Ingredientes:
1 cebola
4 batatas
2 cenouras
3 xícaras de arroz branco
Sal
Óleo
Água para cozinhar
Modo de preparo:
Para começar, corte as cebolas em pedacinhos pequenos. Após, rale as batatas e as cenouras. Em uma panela grande, doure as cebolas, acrescente as batatas e as cenouras e deixe cozinhar um pouco com água. Depois, acrescente o arroz e mais água. Coloque sal. Deixe cozinhar bem. Por fim, sirva a papinha.
Papinha de bebê de arroz e maçã
Ingredientes:
3 colheres de sobremesa de farinha de arroz
1 maçã descascada, descaroçada e ralada (para diminuir o tempo de cozedura)
250 ml de água
Modo de preparo:
De início, dissolva a farinha em água. Após, acrescente a maçã ralada. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Imediatamente, mexa bem para que os ingredientes não grudem. Finalmente, sirva.
Creme de arroz
Ingredientes desta papinha de bebê são:
120 ml de água
1/4 de xícara de arroz integral triturado (bata o arroz integral no liquidificador até virar um pó)
Leite (materno ou infantil)
Modo de Preparo:
Primeiramente, misture o arroz triturado à água em uma panela e espere levantar fervura. Após, deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Em seguida, deixe esfriar um pouco e misture o leite. Caso necessário, amasse. Sirva a papinha.
Trigo
O gérmen de trigo é a parte mais nobre do grão, onde ficam concentrados os nutrientes. Ele é rico em vitaminas do complexo B e E, que geram energia e auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, também possui ácidos graxos e Ômega 3, que promove o aumento do colesterol bom (HDL) e a redução do ruim (LDL) do sangue, o que, consequentemente, evita doenças cardíacas.
Confira algumas receitas de papinha de bebê com esse cereal:
Papinha de trigo, banana e cereja
Ingredientes:
1 colher de café de trigo sarraceno em grão
1 banana pequena
6 cerejas
200 ml de água
Modo de preparo:
Deixar os grãos do trigo de molho por, ao menos, 12 horas. Após isso, cozinhe com a água e em fogo baixo por 20 minutos. Logo, acrescente a banana e as cerejas. Por fim, amasse tudo e sirva ao bebê.
Papinha de bebê com trigo, cereja e ameixa
Ingredientes:
1 ameixa sem pele e caroço
50g de cerejas
100g de iogurte natural
2 colheres de sopa de gérmen de trigo
Modo de preparo:
Apenas misture todos os ingredientes. Amasse tudo e sirva a papinha.

Aveia
A aveia possui uma longa lista de benefícios. Para começar, ela é anticancerígena (reduz em até 10% as chances de contrair câncer de cólon e de mama), fortalece os ossos e estabiliza os níveis de açúcar no sangue.
Ela possui ainda as vitaminas E, B1, B2 e B3, além de outros nutrientes como magnésio, ferro e cobre. É o cereal com maior quantidade de proteínas e, por conter Ômega 6, reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda na saúde do coração.
Veja algumas papinhas de bebê feitas com esse superalimento:
Papinha de pera, ameixa e aveia
Ingredientes:
2 ameixas
2 peras
1 colher (sopa) rasa de aveia
100 ml de calda das pêras
Modo de Preparo:
Primeiramente, descasque e pique a pera, cubra com água e cozinhe até amolecer. Após, descasque e rale as ameixas em ralador pequeno. Escorra a pera e reserve a calda. Misture a ameixa ralada com a pera e 100 ml da calda. Em seguida, leve ao fogo e acrescente a aveia. Por último, separe em porções, espere esfriar e sirva.
Mingau de aveia e pera
Ingredientes:
Meia pera
100 ml de água
1 colher de sopa de aveia em flocos
Leite
Modo de preparo:
Primeiro, rale a pera e adicione água. Com isso, junte a aveia em flocos. Leve ao fogo baixo e mexa sempre até engrossar. Após, retire do fogo e adicione 3 medidas do leite habitual da criança (materno ou industrializado). Finalmente, sirva esta papinha de bebê fria morna.
Papinha de bebê com maçã e aveia
Ingredientes:
1 maçã
3 colheres de sopa de flocos de aveia
Meia xícara de água
Modo de preparo:
Primeiro, em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo. Quando ferver, deixe em fogo brando por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Por último, amasse tudo e sirva.
Milho
O milho é outro cereal que reduz o colesterol ruim e ajuda na manutenção de um bom nível de açúcar no sangue. Rico em fibras, ele contribui para a proliferação de bactérias benéficas no intestino grosso. Por também conter carotenóides, o alimento auxilia ainda na saúde dos olhos.
Confira uma sugestão de papinha com esse ingrediente:
Creme de milho e batata salsa
Esta papinha de bebê tem os seguintes ingredientes:
100g de peito de frango
1 batata salsa
Meia cenoura
1 milho cozido
1 colher de chá de cebola roxa picada
Meia colher de café de óleo de coco ( ou girassol ou canola)
Modo de preparo
Para iniciar, cozinhe o milho na panela de pressão por 15 minutos e reserve. Enquanto isso, refogue no óleo de coco, a cebola roxa e depois o frango. Após, acrescente a batata, a cenoura e o milho (sem o sabugo). Em seguida, cubra com água mineral ou a água do cozimento do milho e deixe cozinhar. Finalmente, coloque uma pitada de sal e amasse com um garfo.
Achou uma boa ideia acrescentar os cereais na papinha do seu bebê? Comente aqui no nosso blog e visite nossas redes sociais para receber mais dicas sobre maternidade.