Papinha de bebê com cereais: veja benefícios

Papinha com cereais

Conhecidos pelos seus benefícios à saúde, os cereais são uma ótima opção para inovar nas receitas de papinha de bebê

Em meio a tantas dicas de frutas e vegetais para colocar na papinha de bebê, as mamães esquecem de outros alimentos que também são muito importantes para o desenvolvimento do filho: os cereais.

Porém, não se trata de cerais matinais industrializados e cheios de açúcar e, sim, de grãos como o arroz, o milho e a aveia, entre outros. Portanto, o benefício mais conhecido deles é a regularização do intestino. Contudo, além disso, a introdução desses ingredientes na alimentação gera ainda várias outras vantagens. Confira:

Arroz

O cereal de arroz possui antioxidantes e fortalece o sistema imunológico, o que ajuda a combater infecções. Mais do que isso, o grão também é rico em ferro, que evita a anemia.

Por não ter uma textura muito sólida, o arroz também é fácil de digerir. Assim, caso seu bebê esteja com problemas estomacais, esse cereal é o recomendável para aliviar as dores.

Confira algumas receitas:

Papinha de bebê com cereal de arroz

Ingredientes:

1/4 xícara de arroz integral orgânico

Um copo de água

Liquidificador (Ou usando outro processador de alimentos)

Modo de preparo:

Primeiramente, em um liquidificador ou processador de alimentos, bata o arroz até que ele se torne pó. Em seguida, ferva um copo de água e adicione o arroz. Depois, leve ao fogo e mexa cuidadosamente por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, sirva.

Papinha de arroz com batata e cenoura

Ingredientes:

1 cebola

4 batatas

2 cenouras

3 xícaras de arroz branco

Sal

Óleo

Água para cozinhar

Modo de preparo:

Para começar, corte as cebolas em pedacinhos pequenos. Após, rale as batatas e as cenouras. Em uma panela grande, doure as cebolas, acrescente as batatas e as cenouras e deixe cozinhar um pouco com água. Depois, acrescente o arroz e mais água. Coloque sal. Deixe cozinhar bem. Por fim, sirva a papinha.

Papinha de bebê de arroz e maçã

Ingredientes:

3 colheres de sobremesa de farinha de arroz

1 maçã descascada, descaroçada e ralada (para diminuir o tempo de cozedura)

250 ml de água

Modo de preparo:

De início, dissolva a farinha em água. Após, acrescente a maçã ralada. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Imediatamente, mexa bem para que os ingredientes não grudem. Finalmente, sirva.

Creme de arroz

Ingredientes desta papinha de bebê são:

120 ml de água

1/4 de xícara de arroz integral triturado (bata o arroz integral no liquidificador até virar um pó)

Leite (materno ou infantil)

Modo de Preparo:

Primeiramente, misture o arroz triturado à água em uma panela e espere levantar fervura. Após, deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Em seguida, deixe esfriar um pouco e misture o leite. Caso necessário, amasse. Sirva a papinha.

Trigo

O gérmen de trigo é a parte mais nobre do grão, onde ficam concentrados os nutrientes. Ele é rico em vitaminas do complexo B e E, que geram energia e auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, também possui ácidos graxos e Ômega 3, que promove o aumento do colesterol bom (HDL) e a redução do ruim (LDL) do sangue, o que, consequentemente, evita doenças cardíacas.

Confira algumas receitas de papinha de bebê com esse cereal:

Papinha de trigo, banana e cereja

Ingredientes:

1 colher de café de trigo sarraceno em grão

1 banana pequena

6 cerejas

200 ml de água

Modo de preparo:

Deixar os grãos do trigo de molho por, ao menos, 12 horas. Após isso, cozinhe com a água e em fogo baixo por 20 minutos. Logo, acrescente a banana e as cerejas. Por fim, amasse tudo e sirva ao bebê.

Papinha de bebê com trigo, cereja e ameixa

Ingredientes:

1 ameixa sem pele e caroço

50g de cerejas

100g de iogurte natural

2 colheres de sopa de gérmen de trigo

Modo de preparo:

Apenas misture todos os ingredientes. Amasse tudo e sirva a papinha.

papinha de bebê com aveia

Aveia

A aveia possui uma longa lista de benefícios. Para começar, ela é anticancerígena (reduz em até 10% as chances de contrair câncer de cólon e de mama), fortalece os ossos e estabiliza os níveis de açúcar no sangue.

Ela possui ainda as vitaminas E, B1, B2 e B3, além de outros nutrientes como magnésio, ferro e cobre. É o cereal com maior quantidade de proteínas e, por conter Ômega 6, reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda na saúde do coração.

Veja algumas papinhas de bebê feitas com esse superalimento:

Papinha de pera, ameixa e aveia

Ingredientes:

2 ameixas

2 peras

1 colher (sopa) rasa de aveia

100 ml de calda das pêras

Modo de Preparo:

Primeiramente, descasque e pique a pera, cubra com água e cozinhe até amolecer. Após, descasque e rale as ameixas em ralador pequeno. Escorra a pera e reserve a calda. Misture a ameixa ralada com a pera e 100 ml da calda. Em seguida, leve ao fogo e acrescente a aveia. Por último, separe em porções, espere esfriar e sirva.

Mingau de aveia e pera

Ingredientes:

Meia pera

100 ml de água

1 colher de sopa de aveia em flocos

Leite

Modo de preparo:

Primeiro, rale a pera e adicione água. Com isso, junte a aveia em flocos. Leve ao fogo baixo e mexa sempre até engrossar. Após, retire do fogo e adicione 3 medidas do leite habitual da criança (materno ou industrializado). Finalmente, sirva esta papinha de bebê fria morna.

Papinha de bebê com maçã e aveia

Ingredientes:

1 maçã

3 colheres de sopa de flocos de aveia

Meia xícara de água

Modo de preparo:

Primeiro, em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo. Quando ferver, deixe em fogo brando por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Por último, amasse tudo e sirva.

Milho

O milho é outro cereal que reduz o colesterol ruim e ajuda na manutenção de um bom nível de açúcar no sangue. Rico em fibras, ele contribui para a proliferação de bactérias benéficas no intestino grosso. Por também conter carotenóides, o alimento auxilia ainda na saúde dos olhos.

Confira uma sugestão de papinha com esse ingrediente:

Creme de milho e batata salsa

Esta papinha de bebê tem os seguintes ingredientes:

100g de peito de frango

1 batata salsa

Meia cenoura

1 milho cozido

1 colher de chá de cebola roxa picada

Meia colher de café de óleo de coco ( ou girassol ou canola)

Modo de preparo

Para iniciar, cozinhe o milho na panela de pressão por 15 minutos e reserve. Enquanto isso, refogue no óleo de coco, a cebola roxa e depois o frango.  Após, acrescente a batata, a cenoura e o milho (sem o sabugo). Em seguida, cubra com água mineral ou a água do cozimento do milho e deixe cozinhar. Finalmente, coloque uma pitada de sal e amasse com um garfo.

Achou uma boa ideia acrescentar os cereais na papinha do seu bebê? Comente aqui no nosso blog e visite nossas redes sociais para receber mais dicas sobre maternidade.








0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *