Papinha de bebê: alimentos proibidos antes do 1º ano

cha_de_gravidez_papinha_de_bebe_alimentos_proibidos

Alguns alimentos devem ficar fora das receitas de papinha de bebê por causarem alergias e outros malefícios

A papinha de bebê precisa conter diversos alimentos para estimular a descoberta de sabores e texturas pelos pequenos. Além disso, a variedade de ingredientes também auxilia na maior quantidade de nutrientes.

Contudo, alguns alimentos não são permitidos para bebês, principalmente para aqueles que ainda não completaram 1 ano.

Por isso, para evitar que mamães e bebês tenham problemas acerca desse assunto, listamos os alimentos que são proibidos para os pequenos menores de 1 ano.

Nada de mel na papinha de bebê de doce

O problema do mel está na possibilidade dele conter a bactéria “Clostridium botulinum”, que causa o botulismo intestinal. Assim, como a flora intestinal do bebê ainda não está amadurecida o suficiente, ele não consegue combater microorganismo.

Papinhas sem açúcar refinado

O açúcar refinado tem muitas calorias e poucos nutrientes. Por isso, não é recomendado que a papinha de bebê contenha açúcar. Além disso, esse ingrediente pode causar excesso de adrenalina e, consequentemente, ansiedade, irritação e dificuldade de concentração. Uma alternativa é utilizar cravo e canela nos pratos doces.

Sem refrigerantes para acompanhar a papinha de bebê

Com já mencionado, o açúcar refinado não é adequado aos bebês e os refrigerantes possuem muito desse ingrediente. Ademais, também contém cafeína, conservantes, excesso de sódio e outros químicos.

papinha de bebê - refrigerante proibido antes de 1 ano

Café deve ficar fora da alimentação

Ninguém quer deixar o bebê estressado e a cafeína faz isso. Mais do que isso, a bebida reduz a absorção dos nutrientes de outros alimentos, principalmente do ferro.

Para complementar a papinha de bebê, não use leite industrializado

O leite recomendado para os bebês é o materno. Porém, se a mamãe não conseguir amamentar, deve-se oferecer fórmulas específicas para os pequenos de até 1 ano de idade. Ambos esses tipos de leite podem ser também um ingrediente da papinha de bebê, ao misturá-lo com frutas e legumes.

Contudo, o leite de vaca comum possui muito sódio e proteínas que podem irritar a mucosa intestinal dos bebês com menos de 1 ano, o que causa alergias e anemia.

Fuja dos industrializados na papinha de bebê de menos de 1 ano

Papinha de bebê deve ser feita com alimentos frescos. Assim, nada de colocar produtos industrializados cheios de conservantes, corantes, aromatizantes, gordura, açúcar e sal.

Frutos do mar devem ficar fora do cardápio

Peixes podem ser inseridos na papinha de bebê com menos de 1 ano. No entanto, frutos do mar são proibidos. Eles podem causar alergias e intoxicações.

Papinha de bebê não deve ter oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, amendoins e pistaches não podem ser colocadas na papinha de bebê com menos de 1 ano, pois podem causar alergias.

papinha de bebê - oleaginosas proibidas antes de 1 ano

Não use sal na papinha de bebê

O sal refinado não possui nenhum nutriente útil ao bebê de menos de 1 ano. Ele apenas sobrecarrega os sistemas circulatório e renal do pequeno. Portanto, o mais adequado é usar temperos naturais na papinha de bebê.

No entanto, uma outra alternativa ao sal refinado é o sal rosa do Himalaia, que contém minerais benéficos à saúde.

Sem chocolate como sobremesa para bebê com menos de 1 ano

Assim como o açúcar refinado, o chocolate também não é recomendado para bebês com menos de 1 ano, seja como sobremesa ou uma adição nas papinha de bebê doces.

Inclusive, há mamães que adiam o quanto podem o oferecimento de chocolate aos seus filhos.

Nada de chás para complementar na papinha de bebê

Ricos em compostos chamados “taninos”, que irritam a mucosa intestinal, os chás não devem ser uma bebida do cardápio alimentar de bebês com menos de 1 ano. Assim, os líquidos que podem acompanhar a papinha de bebê devem ser apenas água e leite.

O que achou da nossa lista? Você adicionaria mais algum alimento? Conte para nós aqui nos comentário e mostre nosso conteúdo para aquela amiga que é ou vai ser mamãe.



0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *