Papinha de bebê: veja as melhores panelas para introdução alimentar

chá_de_gravidez_papinha_de_bebê_melhor_panela

Algumas panelas liberam substâncias maléficas à saúde e não são recomendadas para preparar a papinha de bebê

Na fase da introdução alimentar, as mamães se preocupam com todos os detalhes. Um deles é a escolha da panela para cozinhar os ingredientes da papinha de bebê. Afinal, alguns tipos de recipientes podem liberar substâncias maléficas à saúde, principalmente ao organismo dos pequenos.

Para solucionar as dúvidas sobre esse assunto, listamos quais as panelas que devem ser usadas e em quais não se pode preparar a papinha de bebê. Veja:

Panelas para preparar a papinha de bebê

  • Panela de vidro;
  • Panela de titânio;
  • Panela de ferro;
  • Panela de cerâmica;
  • Panela de barro.

Panela de vidro para papinha de bebê

A panela de vidro é uma ótima opção para preparar a papinha de bebê. Isso porque não solta nenhuma substância que pode fazer mal à saúde. Contudo, não a utilize se ela estiver com algum tipo de rachadura.

Use a panela de titânio para a papinha de bebê

Também por não contaminar os alimentos, a panela de titânio é recomendada para preparar a papinha de bebê. Contudo, é um utensílio mais caro.

Aposte na panela de ferro

A panela de ferro é recomendada principalmente para pessoas com anemia. Afinal, assim como diz o nome, o utensílio solta partículas de ferro, o mineral responsável pelo tratamento dessa doença.

Entretanto, o excesso de ferro faz mal. Por isso, sempre converse com seu médico e realize exames para conferir se a taxa dessa e de outras substâncias em seu organismo estão normais.

Panela de ferro é recomendada para fazer papinha de bebê.

Use panelas de cerâmicas

A panela de cerâmica é outra que não libera substâncias tóxicas na comida. No entanto, é preciso estar atento na certificação desse utensílio para saber se realmente não há riscos à saúde.

Vale lembrar ainda que a panela de cerâmica demora um pouco mais que as outras para esquentar, mas retém mais tempo o calor.

Lembre-se das panelas de barro

Também não libera substâncias ruins ao organismo. Contudo, assim como a de cerâmica, a panela de barro demora a esquentar. Além disso, resseca um pouco os alimentos. Portanto, o ideal é utilizá-la para preparar sopas e caldos.

As panelas não recomendadas para a papinha de bebê

  • Panela de alumínio
  • Panela de aço inox;
  • Panela de teflon;
  • Panela de cobre.

Nada de panela de alumínio para a papinha de bebê

Apesar de comuns, os alimentos preparados em panelas de alumínio absorvem substâncias maléficas à saúde.

Com isso, como já foi comprovado em estudos, os riscos de desenvolver problemas intestinais, cólicas, náuseas e até raquitismo são maiores.

Panela de aço inox também não é recomendada

Por possui níquel em sua composição, a panela de aço inox não é recomendada para a preparação da papinha de bebê. Isso porque o mineral pode causar alergias e, de acordo com algumas pesquisas, também é um agente cancerígeno.

Panela de teflon é proibida

As panelas de teflon são vendidas como utensílios práticos por serem antiaderentes. Porém, ao serem aquecidas, elas liberam substâncias tóxicas tanto nos alimentos quanto no vapor gerado.

Isso pode causar danos no sistema imunológico e aumentar o colesterol. Ademais, partículas de teflon também podem ser repassadas ao bebê por meio do leite materno.

Panela de teflon não é recomendada para papinha de bebê

Cuidado com a panela de cobre para fazer a papinha de bebê

A panela de cobre é polêmica entre os cientistas. Alguns estudos sugerem que o cobre liberado é um fator que pode causar a doença de Alzheimer. Já outros dizem que o mineral é, na verdade, um inibidor.

Na dúvida, saiba qual é a opinião do seu pediatra e opte por outros tipos de utensílios disponíveis.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma sugestão? Conte para nós aqui nos comentário. Também compartilhe com aquela amiga que está cheia de dúvidas sobre a introdução alimentar do bebê.


0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *