Papinha de bebê: receitas para aqueles que completaram 6 meses

papinha_de_bebe_6_meses

Separamos dicas e receitas de papinha de bebê para o início da introdução alimentar

O bebê completou 6 meses e chegou a hora da introdução alimentar. Esse é um momento que gera muitas dúvidas e preocupações nas mamães. Porém, é importante lembrar que o leite (materno ou fórmula) continuará sendo a base da alimentação dos pequenos dessa idade. Assim, é mais tranquilo se acostumar aos poucos com o novo cardápio, constituído basicamente pela papinha de bebê.

Por isso, as receitas dessa etapa costumam ser fáceis. A maioria se resume em amassar os ingredientes, que, a princípio, são frutas. No entanto, com o passar do tempo, os legumes são introduzidos no cardápio.

Esses são alguns alimentos que seu bebê de 6 meses pode ingerir:

1 – Banana

2 – Maçã

3 – Mamão

4 – Cenoura

5 – Chuchu

6 – Batata

7 – Abóbora

8 – Mandioquinha

Para facilitar um pouco mais essa nova etapa da vida do bebê (e das mamães!) listamos algumas receitas de papinha para aqueles que completaram 6 meses de idade. Confira:

Papinhas com frutas

papinha de bebê de 6 meses com maçã

Papinha de bebê com banana

De início, descasque uma banana e amasse com um garfo. Em seguida, sirva com uma colher de plástico ou silicone.

Uma dica: a banana maçã prende o intestino do bebê. Então, ela é recomendada em casos de diarreia. Já a banana nanica solta o intestino.

Papinha de mamão para bebê de 6 meses

Primeiramente, lave a casca de meio mamão papaia e o corte pela metade. Retire com uma colher as sementes pretas e só use a polpa. Por fim, amasse e sirva.

Papinha de bebê de maçã

Para começar, lave bem a casca e corte uma maçã pela metade (não precisa descascar). Logo, com ajuda de uma colher pequena, raspe a polpa da maçã a partir da própria fruta.

Papinhas com legumes para bebê de 6 meses

papinha de bebê de 6 meses com legumes

Papinha de cenoura e chuchu

Os ingredientes são:

1 colher (de chá) de óleo vegetal

1 colher (de chá) de cebola picada

Meio chuchu pequeno cortado em cubos pequenos

Meia cenoura pequena cortada em cubos pequenos

Para começar, refogue a cebola em óleo. Após, acrescente em seguida o chuchu e a cenoura.

Em seguida, adicione a água, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Finalmente, amasse todos os ingredientes e sirva a papinha.

Creme de mandioquinha para bebê de 6 meses

Os ingredientes são:

4 mandioquinhas

1 cenoura pequena

1 cebola picada

1 dente de alho amassado

Sal a gosto

1 colher de sopa azeite

500 ml de água, caldo de legumes ou caldo de frango

Inicialmente, descasque e corte as mandioquinhas e a cenoura. Em uma panela com tampa, refogue a cebola picada e o alho no azeite até dourar ligeiramente. Logo após, acrescente as mandioquinhas e a cenoura, mexa um pouco e finalmente cubra com água ou caldo fervendo. Imediatamente, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo, até tudo ficar bem macio.

Após, leve a sopa ao liquidificador ou processador de alimentos e bata até obter uma consistência cremosa. Se estiver muito grosso, acrescente mais água. Imediatamente, volte a mistura à panela, experimente e veja se precisa ajustar um pouco o sal. Finalmente, deixe o creme levantar fervura novamente e desligue. Sirva a papinha.

Papinha de bebê com batata, abóbora e cenoura

Você precisará apenas de:

Meia abóbora

1 pedaço de batata

1 pedaço de cenoura

Água

Azeite

Após descascados, coloque os legumes em uma panela com água. Em seguida, deixe cozinhar por 15 minutos. Após ferver, amasse todos os ingredientes. Por fim, adicione um pouco de azeite e sirva a papinha.

Outras dicas para papinhas de bebê de 6 meses

A dica principal pode se resumir em uma palavra: paciência. Como estavam acostumados apenas com leite, os bebês estranham os novos gostos. Assim, o primeiro reflexo deles é cuspir. No entanto, após algumas tentativas, eles já se adaptam aos novos alimentos.

Já a respeito da quantidade, é necessário lembrar que os bebês de 6 meses ainda comem pouquinho. A recomendação mais comum dos pediatras é fazer papinhas com cerca de 100 gramas ou uma xícara média. Ainda assim, se sobrar algum alimento, é possível congelar a papinha em um pote bem fechada e com uma etiqueta que indique a data de produção da receita.

Outro cuidado é amassar bem os ingredientes e ficar sempre atenta a possíveis engasgos do bebê. Isso, é claro, se você não é adepta ao método BLW.

Gostou do nosso conteúdo? Então, comente aqui. Também não deixe de nos seguir nas redes sociais e receber mais conteúdos sobre maternidade.



0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *