Qual a importância de oferecer papinhas caseiras ao bebê?

Papinhas caseiras ajudam o bebê a crescer saudável

Papai servindo uma das papinhas caseiras que ele fez na boca do seu bebê que está sentado em uma cadeira de apoio
Pinterest

O momento de introduzir novos alimentos na vida do bebê é a partir do seis meses de idade, conforme orientação do Ministério de Saúde. Ao completar essa idade, as mamães começam a oferecer novas fontes de energia para o bebê, sendo que uma das formas mais saudáveis são as papinhas caseiras.

Por que dar preferência as papinhas caseiras?

Existem diversos motivos para preferir as papinhas caseiras, dentre eles o fato de serem mais saudáveis e oferecem mais nutrientes que as feitas industrialmente. Oferecer comida dessa forma para o bebê estimula sua mastigação.

Conhecer bem o que seu filho prefere comer, inserir e permitir que ele tenha contato com novos alimentos são bons motivos para a mamãe fazer as papinhas do seu pequeno. Além disso, ao prepará-las, você estará transmitindo todo seu amor e carinho para o bebê.

Mamãe, quando você oferece as papinhas ao seu bebê, permite que aos poucos ele se interesse por certos alimentos. Para isso, é importante variar no que é servido em cada refeição do pequeno.

Outro lado positivo das papinhas caseiras é que permitem que o bebê conheça a texturas e sabores dos alimentos. Dessa forma, ele crescerá como uma criança saudável.

Papinhas saudáveis para o bebê

Ao preparar as papinhas para o bebê, lembre-se que ele precisará encontrar fontes de proteína, ferro e energia na comida. Logo, o recomendado é que cada uma tenha pelo menos uma verdura (ex: acelga), um legume (ex:cenoura), uma proteína (ex: carne) e um carboidrato (ex: batata doce).

Procure inserir novos itens nas refeições do bebê a cada três dias para que o bebê conheça e se adapte a diferentes alimentos, além de diagnosticar mais rapidamente alguma alergia ou sensibilidade.

Abaixo, preparamos algumas receitas de papinhas para você se inspirar

Receitas de papinhas caseiras doces

Papinha caseira de bebê
Deliciosas receitas para o seu bebê

Confira abaixo o passo a passo para preparar papinhas caseiras doces de pera, ameixa e banana; mamão com banana nanica; pera e abacate.

Papinha de pera, ameixa e banana

O que irá precisar?
Pera pequena e madura
2 ameixas sem caroço
¼ de banana nanica madura
Água filtrada

Modo de preparo
Em primeiro lugar, ferva a água junto com as ameixas em uma panela. Assim que a água ferver, divida a pera pela metade e coloque na vasilha com a polpa virada para baixo. Tampe e deixe por mais 5 minutos em fogo alto.

Em seguida, retire a panela do fogo, espere esfriar e retire a polpa da pera com a ajuda de uma colher. Por fim, amasse a pera junto com a banana nanica com o auxílio de um garfo.

Papinha de mamão com banana nanica

O que irá precisa?
¼ da metade do mamão
⅓ de banana nanica

Modo de preparo
Esta papinha é super prática, pois consiste apenas em amassar o mamão e a banana.

Papinha de pera e abacate

O que irá precisar?
Pera cortada em cubinhos
Abacate fatiado em pequenos pedaços

Modo de preparo
Primeiramente, leve a pera ao fogo e deixe cozinhar. Assim que a fruta estiver cozida, retire da panela e deixe esfriar. Logo, em seguida bata a pera e o abacate no liquidificador.

Receitas de papinhas caseiras salgadas

Papinha caseira de cenoura e abóbora
Papinha salgada para seu bebê

Confira abaixo como preparar papinhas caseiras salgadas de cenoura; carne, abóbora, batata e couve; cenoura, chuchu, mandioquinha e carne; frango, batata, beterraba, chuchu e acelga.

Papinha de cenoura

Esta receita é bem prática de fazer, pois necessitará apenas de 200g de cenoura fatiada, que deve ser levada ao fogo para cozinhar até ficar macia. Logo em seguida, acrescente um pouco de água, pode ser a mesma que usou para cozer o legume e bata no liquidificador.

Papinha de carne, abóbora, batata e couve

O que irá precisar?
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de carne moída
1 colher (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de couve picada
Batata cortada em pequenos cubos
2 colheres (sopa) de abóbora cortada em cubos pequenos

Modo de preparo
Primeiramente, aqueça o óleo para refogar a cebola e a carne moída, em seguida acrescente a abóbora e a batata.

Coloque água até cobrir os ingredientes, tampe a panela e deixe cozinhar até que tudo fique bem macio. Adicione a couve e deixe no fogo por mais 5 minutos. Finalmente, retire todos os alimentos do utensílio, amasse com um garfo, espere esfriar e sirva.

Papinha de cenoura, chuchu, mandioquinha e carne

O que irá precisar?
1 colher (chá) de óleo
1 colher (chá) de cebola picada
1 mandioquinha pequena
2 colheres (sopa) de carne moída
½ chuchu pequeno cortado em pequenos pedaços
½ cenoura pequena cortada em pedaços

Modo de preparo
Refogue chuchu, mandioquinha, cenoura, carne, cebola e óleo. Acrescente água e espere cozinhar até que os ingredientes fiquem bem macios. Assim que todos os alimentos cozinharem, retire do fogo, amasse para dar a consistência de papinha, espere esfriar e sirva.

Papinha de frango, batata, beterraba, chuchu e acelga

O que irá precisar?
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de frango cortado em pedaços pequenos
½ batata pequena cortada em cubos
2 colheres (sopa) de beterraba cortada em pedaços
2 colheres (sopa) de chuchu cortado em pedaços
2 colheres (sopa) de acelga picada

Modo de preparo
Em uma panela, refogue a cebola e o frango, em seguida adicione a batata, a beterraba e chuchu. Cubra todos os ingredientes com água e cozinhe bem. Assim que todos estiverem macios, acrescente a acelga e deixe cozer por mais 5 minutos. Por fim, amasse os alimentos, deixe esfriar e sirva.


Gostou do nosso conteúdo e que colaborar com a gente? Então, deixe seu comentário abaixo. Ah, e não esqueça de compartilhar o nosso conteúdo com outras mamães e futuras mamães que conhece!

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *