Conheça o passo a passo para a escolha da maternidade

Como escolher a maternidade

É preciso checar itens importantes antes de definir a maternidade em que seu bebê irá nascer

O momento do parto envolve diversas preparações e preocupações. Entre elas, está a escolha da maternidade. Afinal, é nesse local que a mãe e bebê passarão cerca de dois dias logo após o nascimento.

Nesse período delicado, é necessário que ambos – além dos demais familiares que irão acompanhar – sejam bem cuidados e tenham suas necessidades atendidas. Isso inclui desde a estrutura física até as regras do local.

Por isso, é importante saber como escolher a maternidade para que não haja surpresas desagradáveis logo nesse momento tão especial. Veja como checar cada item:

Plano de saúde ou rede pública?

A primeira fase da triagem para a escolha da maternidade é selecionar aquelas que atendam pelo seu plano de saúde. Vale lembrar que, terminado o período de carência, o plano deve cobrir todos os procedimentos do pré-natal, parto e pós-parto. Porém, é claro, que a paciente deve manter os pagamentos em dia.

Contudo, caso tenha um plano de saúde, mas escolha pelo atendimento particular, verifique se os custos cabem no seu orçamento.

Já para o serviços públicos, a grávida também tem o direito de realizar todo atendimento médico e parto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Provavelmente, o médico que acompanha a gestação irá indicar alguma maternidade pelo critério de localização.

Escolher a maternidade com a indicação do médico
Pedir a indicação do médico ajuda no processo de escolha da maternidade

Pergunte ao seu médico

Falando em médico, o especialista pode ser um aliado na busca pela maternidade. Pergunte a ele qual instituição recomenda baseado na segurança e serviços proporcionados que serão benéficos para a sua condição de saúde.

Entretanto, é importante saber que alguns profissionais não atendem em certas maternidades. Verifique onde o seu obstetra realiza os partos e se esses locais te agradam.

As opiniões de outras pessoas também são válidas

Seja para familiares, amigos ou até em redes sociais, pergunte para as pessoas que tiveram filhos nas maternidades que você selecionou quais as opiniões delas sobre esses locais.

Assim, você terá uma visão mais realista sobre o atendimento da instituição, além daquela que é apresentada em sites e pelos profissionais de saúde. 

Veja como é o serviço de emergência 

Um item que grande importância a ser checado é o serviço de emergência. Pergunte à maternidade se eles possuem médicos plantonistas 24 horas. Afinal, mesmo que você tenha optado por uma cesária com dia marcado, o bebê pode decidir nascer em qualquer hora. 

UTI Neonatal nas maternidades
É preciso checar se a maternidade possui UTI Neonatal e para adultos

Avalie tudo na estrutura

Como dito no item anterior, é necessário ver se a maternidade possui atendimento emergencial. Por isso, verifique se há UTI Adulto e Neonatal, para caso você ou seu bebê precisem.

Também veja como são os quartos e se você pode escolher um apartamento ou ficará em uma enfermaria com as demais mulheres internadas. 

As futuras mães que optam pelo parto normal também devem considerar a existência de uma sala pré-parto. Dessa forma, ela precisa possuir alguns equipamentos que irão auxiliar no processo, como banheira, chuveiro, balanço pélvico, bola suíça e banqueta de parto, entre outros. 

Ademais, avalie a higiene do local. Um detalhe importante é se há uma pia dentro do quarto (com exceção da do banheiro) para que os profissionais e visitantes lavem as mãos antes de entrarem em contato com você e com o bebê. 

Conheça a política da maternidade

Além da estrutura, cheque como é a política administrativa da maternidade. Porém, todas as instituições devem autorizar a entrada de um acompanhante no parto (homem ou mulher). Entretanto, quando a paciente está na enfermaria, para preservar a privacidade das outras, muitos locais proíbem a presença de um homem.

Mais do que isso, caso queira ter uma doula (a profissional que auxilia física e emocionalmente no parto), veja se a maternidade também permite a entrada dela.

Visite as opções

Não basta apenas ver o site, as redes sociais ou ligar para o local. É necessário visitar pessoalmente a maternidade. Com isso, é a chance de verificar todos os itens já mencionados e ver como é o atendimento dos profissionais do local.

Os cuidados após o parto também são importantes

Após o nascimento, o padrão do atendimento deve manter a boa qualidade. Dessa forma, veja se há assistência 24 horas de pediatras, neonatologistas, ginecologistas e obstetras. Outros itens importantes são os bancos de leite, de sangue e locais para aplicação de vacinas e realização dos primeiros exames do recém-nascido

Já algo que eleva a categoria da maternidade é a existência de uma consultora de amamentação. Ela auxilia as novas mamães nessa etapa especial, mas também rodeada de dúvidas, que é o aleitamento materno.

Depois desse checklist, fica mais fácil escolher o local onde seu bebê virá ao mundo. Caso tenha restado alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos.

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *