Entenda porque o primeiro trimestre de gravidez é o mais perigoso

Primeiro trimestre de gravidez

É no primeiro trimestre de gravidez que importantes órgãos do bebê são formados

Muitas mulheres decidem anunciar a gestação apenas após o primeiro trimestre de gravidez. O motivo disso está no fato de que essa fase é considerada a mais perigosa e com maior risco de aborto espontâneo. Afinal, segundo ginecologistas e obstetras, cerca de 20% das gestações são interrompidas nesta época. 

A razão dessa taxa está no fato de que é no primeiro trimestre que principais órgãos, estruturas do corpo do futuro bebê e placenta são formados. Assim, quando há alguma malformação que impede a vida, o corpo materno costuma eliminar o embrião.

Além disso, intoxicações ou infecções adquiridas nessas semanas também impactam mais a saúde do feto. Ademais, por o embrião também possuir a carga genética do pai, o sistema imunológico da mãe pode considerá-lo um “elemento estranho” e eliminá-lo.

Pré-natal: o mais rápido possível

Outro fator que deixa o primeiro trimestre de gravidez mais arriscado está no fato de que muitas mulheres demoram a descobrir a gravidez e continuam com hábitos maléficos, como ingerir bebida alcoólica e fumar, ações que podem dificultar a chegada de oxigênio no embrião e causar defeitos em seus órgãos. 

Dessa forma, é essencial que, logo após descobrir a gravidez, a mulher procure um médico ginecologista e obstetra e comece o pré-natal. Ademais, é preciso iniciar hábitos mais saudáveis para que a gravidez evolua com tranquilidade.

Já as tentantes costumam ser orientadas a cuidar da saúde antes mesmo de receber o resultado positivo. Por exemplo, é necessário ingerir ácido fólico, nutriente importante na formação do tubo neural, estrutura que se transforma no cérebro e medula espinhal do bebê. 

O primeiro trimestre de gravidez requer uma alimentação rica em nutrientes
Ter uma alimentação saudável é essencial para as grávidas

Outros cuidados no primeiro trimestre de gravidez

Além do pré-natal, as futuras mamães também devem ter alguns outros cuidados para diminuir os riscos do primeiro trimestre de gravidez. Por exemplo, caso faça exercícios físicos de alto impacto, pergunte ao médico se ele recomenda parar com eles e iniciar atividades mais calmas. 

Ademais, muito foco com a alimentação. Ela precisa ser rica no já mencionado ácido fólico, em ferro, cálcio, vitamina C, vitamina D e outros nutrientes. Entretanto, alguns alimentos devem ficar de fora do cardápio das grávidas, principalmente por seus riscos de contaminação com substâncias maléficas. 

Também é fundamental interromper o uso de qualquer medicamento (inclusive cremes dermatológicos). Isso porque alguns podem fazer mal à gravidez. Então, principalmente mulheres com doenças crônicas, devem decidir com o médico a forma de tratar sintomas de maneira segura para ela e para o filho.

Portanto, ao sentir um sintoma de gravidez, faça o teste! Dessa forma, você garantirá mais segurança e saúde para você e para o bebê. Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos. 

3 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *