Veja dicas para os primeiros dias com o recém-nascido

chá_de_gravidez_recém_nascido

Táticas simples deixam os primeiros momentos do recém-nascido em casa mais tranquilos

A chegada do recém-nascido em casa causa grande felicidade para as mamães e papais, mas também muito medo. Afinal, a partir desse momento será necessário cuidar de uma pessoinha totalmente nova, frágil e que não vem com um “manual de instruções”. 

Assim, é normal sentir toda a preocupação que surge nessa etapa. Porém, com alguns conhecimentos básicos, é possível passar por essa fase de uma forma mais tranquila e entender quando determinada situação é normal ou é preciso procurar um especialista.

Então, criamos uma lista com os principais fatores que causam dúvidas nos primeiros dias do recém-nascido em casa e como lidar com cada um deles. Confira:

Aprenda a identificar cada tipo de choro

Quando o bebê começa a chorar, o importante é não entrar em desespero. Ao invés disso, faça um “checklist” para identificar o que aquele choro significa. Primeiro, note se já faz tempo que o bebê foi alimentado. Caso sim, provavelmente é fome.

Porém, se não for, cheque se a fralda está limpa. Bebês com fralda suja costumam ficar irritados. Porém, se esse não for o problema, o próximo passo é verificar se a roupa da criança está a incomodando, como uma etiqueta, por exemplo. 

Entretanto, se o motivo do choro não está em nenhuma dessas situações, pegue o recém-nascido no colo e o acolha. Muitas vezes, ele apenas deseja o aconchego da mãe ou de outro adulto. 

O banho é um dos momentos que mais causam medo nos pais

Banho: prepare-se antes

Dar banho no recém-nascido é uma das tarefas que mais causam medo. Entretanto, a principal dica é deixar tudo pronto antes de começar. Isto é, verificar a temperatura da água e colocar o sabonete e outros produtos próximos. Dessa forma, não será necessário fazer isso enquanto segura o bebê.

Em seguida, é necessário entender como segurar o pequeno. O mais recomendado é apoiar o corpo e a cabeça do bebê com firmeza no antebraço e mão. Com a outra mão, passe o sabonete e jogue água.

Os produtos certos na troca de fraldas

Trocar as fraldas é algo que será feito diversas vezes por dia. Por isso, deve-se entender quais produtos usar para não ter riscos de causar irritações na pele do recém-nascido.

Assim, use apenas algodão molhado para fazer a limpeza. As pomadas não devem ser usadas com muita regularidade. Isso porque alguns especialistas afirmam que esses produtos deixam a pele do bebê mais sensível e podem causar o efeito contrário ao desejado: gerar ainda mais assaduras.

Aprenda a limpar o umbigo do recém-nascido

Um dos maiores medos na hora de limpar o umbigo do recém-nascido, também conhecido como “coto umbilical”, é causar dor no pequeno. Entretanto, trata-se de um tecido morto. Assim, não haverá dor. 

Os cuidados, então se resumem a limpá-lo uma vez ao dia, após o banho, com cotonete e álcool a 70%. Caso o bebê chore, provavelmente será pelo toque frio do produto.

Além disso, não coloque roupas ou fraldas que pressione muito a região. Faixas e outros materiais também não devem ser colocados. 

Cuidados com o recém-nascido - posição para dormir
A posição para deixar o bebê dormir também causa dúvidas

A posição certa para dormir

O sono do bebê é outro fator que gera diversas dúvidas. Nesses primeiros meses de vida, o fundamental é entender que a criança irá acordar à noite. Isso é motivado pela falta de noção de diferenciar dia e noite, além da fome. Somente com o tempo será possível regularizar o sono do bebê.

Porém, o que é preciso fazer desde o primeiro dia de vida é manter o recém-nascido na posição certa ao dormir. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o ideal é de barriga para cima. Assim, há menos riscos da criança sufocar e de morte súbita. 

Peça ajuda para amamentar

Amamentar é extremamente importante para o desenvolvimento do bebê e para criar o vínculo entre mãe e filho. Porém, nem sempre é fácil. 

A pega incorreta, quando a boca do recém-nascido não abocanha corretamente o mamilo da mãe, é uma das principais causas de problemas nessa fase. Isso causa dor, ferimentos na pele e até mastite, por exemplo. 

Outras complicações estão nas alergias alimentares e cólicas, que podem surgir ou aumentar por conta das comidas que a mãe ingere. Isso acontece porque todos os nutrientes e substâncias são repassadas para o bebê por meio do leite materno. 

Então, para lidar com esses problemas e dúvidas que aparecem, busque ajuda! Não tenha vergonha de fazer perguntas para seu médico, para outras mulheres da sua família, amigas e procure também o banco de leite da sua cidade. Neste local, irão te ajudar com a amamentação e você até pode doar o excesso do seu leite.

Tenha calma

Para finalizar esse conteúdo, a dica mais importante: tenha calma. Mesmo com todos os cursos de gravidez, livros e troca de experiências, papais e mamães só irão aprender de verdade a cuidar do filho com a prática e com o tempo.

Portanto, entenda que o bebê é uma pessoa nova que entrou na sua vida. Por isso, é a convivência que fará com que vocês se conheçam e entendam como deve ser a rotina da família. 

Por fim, nos diga qual a sua maior dúvida sobre os cuidados com o recém-nascido nos primeiros dias em casa. Também nos siga nas redes sociais para receber mais dicas do mundo da maternidade. 

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *