Sintomas de gravidez: saiba identificá-los o quanto antes

Os primeiros sintomas da gravidez surgem antes mesmo da mulher perceber que está grávida

chá_de_gravidez_sintomas_de_gravidez

Planejar a chegada de um filho é tarefa que mexe com o lado emocional dos futuros pais. Afinal, sentir os primeiros sintomas de gravidez é uma sensação indescritível, principalmente se for o primeiro filho.

Porém, o que muitas mulheres ainda não sabem é que os primeiros sinais de gestação aparecem antes mesmo da mulher desconfiar que está grávida. No entanto, como alguns deles são similares aos da Tensão Pré-Menstruação (TPM), a maioria deles passa despercebida.

10 principais sintomas de gravidez

1.         Corrimento vaginal cor-de-rosa;

2.         Cólica e inchaço abdominal;

3.         Mamas sensíveis e inchadas;

4.         Cansaço fácil;

5.         Aversão a cheiros fortes;

6.         Variações de humor;

7.         Enjoos, vômitos ou salivação excessiva;

8.         Tonturas, sono e dor de cabeça;

9.         Aumento da vontade para urinar;

10.       Espinhas e pele oleosa.

Sintomas de gravidez na primeira semana

Na primeira semana ocorre o fenômeno conhecido como nidação que é quando o espermatozoide fecunda o óvulo. Assim sendo, pode ser que aconteça um leve sangramento semelhante ao da menstruação.

A cólica e o inchaço abdominal também são dois sintomas típicos do período menstrual que podem levar a mulher a não desconfiar de uma gravidez.

Sintomas de gravidez na segunda semana

Os primeiros sintomas de gravidez surgem a partir da segunda semana de gestação. Um dos indícios comuns desta semana é a sensibilidade nas mamas que ficam mais inchadas e doloridas. Aliás, por ser uma sensação corriqueira da TPM, o sinal confunde as mulheres.

Ao observar este sintomas e outros como por exemplo, aversão a cheiros, oscilação de humor, sensibilidade devido a variação é provável que a mulher acredite ser apenas sintomas menstruais.

Sintomas de gravidez após um mês

Cansaço e sono em excesso são indícios que costumam aparecer na segunda semana e podem durar até o final da gestação. É o corpo se adaptando ao novo metabolismo para fornecer a energia necessária ao bebê.

Após quatro semanas de gestação, os sintomas são mais identificáveis e fogem dos habituais sinais de TPM, o que leva a mulher a suspeitar de uma possível gravidez.

Na linha de frente dos primeiros sintomas de gravidez está o atraso na menstruação. Portanto, se você manteve relação sexual desprotegida, fique atenta, um bebê pode estar a caminho.

As mulheres com ciclo menstrual regular percebem logo o atraso, enquanto as que não têm o ciclo estável podem nem se darem conta de que estão grávidas.

Outros sintomas característicos nesta fase são os enjoos e a vontade de vomitar. A propósito, na maioria das mulheres, os desconfortos são frequentes pela manhã e podem ou não durar até o final da gestação.

Enjoo é um sintoma de gravidez
Enjoo é um dos sintomas de gravidez mais comum

Tonturas e dor de cabeça costumam ser frequentes neste primeiro mês.

Em resumo, os indícios são ocasionados pela queda da pressão arterial e redução de glicose, muitas vezes devido a má alimentação da gestante que sente dificuldade em se alimentar por causa das náuseas.

De mulher para mulher

O corpo humano é uma unidade biológica individual. Portanto, a mulher em sua gestação é capaz de sentir os mais variados sintomas, ou até mesmo, não senti-los.

Aqui, relatamos os mais usuais, pois costumam ser descritos pela maioria das gestantes no início da gravidez.

No entanto, um ponto importante a ser ressaltado é que na gravidez psicológica, todos estes sintomas também aparecem, mas não há gestação.

Por isso mesmo, se você está na expectativa de ser mamãe e está tentando realizar este sonho com seu parceiro fique atenta aos primeiros sintomas de gravidez, mas não deixe de fazer o teste para comprovar.

Dessa forma, o teste de gravidez pode ser feito com, pelo menos, cinco dias de atraso da menstruação. Mas se o seu ciclo for desregulado, o exame pode ser realizado 20 dias após a relação sexual desprotegida.

Depois que a mulher fizer o teste de urina, é aconselhado também fazer o exame Beta HCG e, assim que possível, marcar a consulta com o ginecologista ou obstetra.

506 Gostei
31 Não gostei

Um comentário

  1. Estou 25 dias atrazada
    Fixo teste de farmácia duas vezes e deu negativo
    Agora estou esperando pra fazer o beta
    Pra mim ter a certeza que estou gravida

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *