Conheça as 4 principais doenças em recém-nascido

Doenças em recém-nascido

Bebê recém-nascido possui mais riscos de contrair determinadas doenças

Com um sistema imunológico ainda enfraquecido, o recém-nascido está mais suscetível a ter algumas doenças. Isso causa muita preocupação nos pais, mas com informação é possível entender como cada uma delas acontece e os modos de evitar.

Por isso, criamos uma lista com as doenças mais comuns em recém-nascido e suas gravidades. Confira: 

Icterícia

A icterícia atinge, principalmente, bebês prematuros. A doença é caracterizada pela cor amarelada na pele e parte branca dos olhos. Ela acontece pelo excesso de bilirrubina, uma substância presente na bile e que permanece na corrente sanguínea até ser eliminada pela urina. 

Além da aparência física, é possível identificar a icterícia ao pressionar a testa ou a ponta do nariz do recém-nascido. Caso a pele fique amarela, é preciso procurar ajuda médica. Geralmente, o tratamento é feito com banhos de luz (fototerapia). 

Doenças comuns em recém-nascido - conjuntivite
Limpeza dos olhos é fundamental para evitar a conjuntivite

Conjuntivite

Apesar de existir um colírio, aplicado logo após o parto, que previne a conjuntivite, essa . doença é comum no recém-nascido. Entre seus sintomas estão os olhos vermelhos, com secreção esbranquiçada e inchaço. 

Contudo, é possível proteger a criança. Para isso, limpe os olhos do bebê com gaze e soro fisiológico (uma gaze para cada olho). Os movimentos de limpeza devem ser de dentro para fora, ou seja, na direção da orelha. Também troque diariamente as roupas de cama e toalhas utilizadas. 

Banner BlogPowered by Rock Convert
Doenças comuns em recém-nascido - dermatite
A dermatite tem como característica a vermelhidão na pele

Dermatite em recém-nascido

Outro problema comum em recém-nascidos são as dermatites atópicas, também chamadas de eczemas. Trata-se da inflamação na pele, coceira, vermelhidão, irritabilidade e dificuldade para dormir.

O tratamento é feito com pomadas e medicamentos prescritos pelos médicos. Além disso, é importante verificar se, quando a mãe come determinado tipo de alimento e amamenta, o bebê sofre mais com a dermatite. Assim, a causa dela pode ser alguma alergia alimentar. 

Candidíase oral

Também conhecida como “sapinho”, a candidíase oral é caracterizada por placas brancas na parte interna da bochecha, no céu da boca e na língua. 

A doença é causada por um fungo presente no sistema digestório. Portanto, o tratamento é feito com medicamentos antifúngicos, mas é preciso ainda esterilizar mamadeiras e chupetas. 

Sempre procure o médico

Mesmo que algumas dessas doenças não sejam tão graves, é preciso procurar o médico sempre que aparecer um sintoma. Como dito anteriormente, o organismo do bebê é frágil e, assim, há mais chances de complicações.

Por fim, nos diga se restou alguma dúvida sobre esse assunto. Também deixe aqui nos comentários a sua opinião sobre o nosso material. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *