Conheça os principais sinais da ovulação

Sinais da ovulação

A ovulação causa no corpo alguns sintomas característicos

Entender bem como funciona a ovulação é essencial para as tentantes. Com isso, fica mais fácil saber quando está no período fértil e manter relações sexuais, a fim de aumentar as chances de gravidez. 

Contudo, nem sempre é simples identificar quando o óvulo é liberado pelo ovário. A boa notícia está no fato de que o organismo apresenta alguns sinais nesse período do mês.

Como funciona o ciclo menstrual

Primeiramente, é preciso entender como funciona o ciclo menstrual. O primeiro dia de menstruação também é considerado o primeiro do ciclo. Assim, é no 14º dia que ocorre a ovulação, para as mulheres que possuem ciclos de 28 dias.

Contudo, para aquelas com ciclos maiores, essa data pode variar, mas o mais comum é ser 14 dias antes da próxima menstruação. 

Portanto, o importante é entender que a regra não vale para todas, principalmente para aquelas que possuem períodos menstruais irregulares. 

Sinais de ovulação

Como dito anteriormente, a contagem do ciclo nem sempre é a mesma para todas as mulheres. Portanto, conheça os principais sinais do corpo quando há a ovulação: 

Muco cervical

As mulheres têm secreções vaginais durante todo o ciclo. Entretanto, com as alterações hormonais durante a ovulação, o muco costuma ficar diferente.

Com isso, ele se torna mais volumoso, pegajoso e elástico. Não há cor ou cheiro e a textura se assemelha com a clara de ovo. 

Sinal de ovulação - dor abdominal
Dores abdominais também são sinais de ovulação

Pequenas dores e sangramentos

A ovulação pode acarretar em algumas “pontadas” no abdômen. Em alguns casos, a mulher até consegue identificar em qual ovário foi liberado o óvulo. 

O processo também pode gerar um pequeno sangramento. Porém, não é na mesma quantidade da menstruação. 

Mais libido

O desejo sexual também tende a aumentar. Isso é considerado uma reação natural do organismo, que estimula a libido para que haja a fecundação. 

Aumento da temperatura corporal

O hormônio LH, um dos responsáveis pela ovulação, também causa um aumento discreto na temperatura corporal.

Todavia, para observar essa mudança, é necessário um termômetro. O modo mais adequado é colocá-lo abaixo da língua logo após acordar.

Além disso, recomenda-se que a medição seja feita desde o primeiro dia do ciclo menstrual. Dessa forma, as mudanças ficam mais evidentes.

Outras maneiras

Existem outras formas de saber se a ovulação está acontecendo. Uma delas é por meio de testes de farmácia, que se assemelham aos de gravidez.

Outra é com ultrassonografias endovaginais feitas com poucos dias de diferença, que verificam cada etapa do ciclo. No entanto, esse acompanhamento costuma ser realizado com mulheres que pretendem fazer fertilização in vitro ou outros tipos de reprodução assistida.

Portanto, observe seu corpo, mas sem esquecer de conversar com um médico especialista. Caso tenha restado alguma dúvida ou queira deixar sua opinião sobre nosso conteúdo, escreva aqui nos comentários. 

Conheça a nossa loja! É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br e confira nossos lindos modelos. 

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *