Veja quantos dias de atraso menstrual indicam gravidez

chá_de_gravidez_atraso_mentrual_quantos_dias

Poucos dias de atraso menstrual são normais, mas após um certo período, é sinal de que chegará um bebê

O atraso menstrual é um dos sintomas clássicos de gravidez. Porém, ele também gera diversas dúvidas sobre quantos dias da falta de menstruação já podem indicar que um bebê está a caminho e, além disso, se há outros fatores que influenciam nessa situação. 

Primeiramente, o mais recomendado é esperar 15 dias de atraso para considerar uma gravidez. Isso porque 7 a 8 dias são considerados normais. Entretanto, tentantes ou mulheres que possuem um ciclo muito regulado podem desconfiar com 5 dias. 

Assim, esses 15 dias de atraso têm também a chance de coincidir com outros sintomas de gravidez, como os enjoos, as tonturas e a maior sensibilidade nos seios.

Pode existir um outro tipo de sangramento

Algumas mulheres podem ter um outro tipo de sangramento logo no início da gestação e confundí-lo com a menstruação. No entanto, ele acontece pela nidação. Esta é a fixação do óvulo fecundado (também chamado de zigoto) na parede do útero.

Esse processo ocasiona um pequeno sangramento que, ao ser misturado com os fluídos vaginais, fica com uma cor mais rosada. Entretanto, também pode ser apresentado com um tom marrom.

Além da cor, esse sangramento se difere da menstruação por não ter fluxo. Assim, algumas mulheres nem mesmo o percebem.

Atraso menstrual - quantos dias depois pode fazer o teste
Exame de sangue para identificar a gravidez pode ser feito poucos dias depois da provável data da fecundação

Quanto tempo após o atraso menstrual é possível fazer o teste

Para começar, é preciso explicar que os testes de gravidez funcionam com a identificação do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) presente no sangue e na urina.

Dessa forma, o exame de sangue (beta-HCG) é mais sensível e pode ser realizado após 10 dias da fecundação. Já para os testes de farmácia, que utilizam a urina, é recomendado esperar, no mínimo, sete dias depois do atraso menstrual. 

Assim, haverá um menor risco dos níveis de hormônio no organismo ainda serem muito baixos e os exames resultarem  no chamado “falso negativo”.

Outras situações que causam o atraso menstrual

O atraso menstrual não é causado somente por gravidez. Alguns problemas hormonais, psicológicos e doenças resultam na falta da menstruação.

São eles: 

  • Alto nível de estresse e ansiedade;
  • Interrupção da pílula anticoncepcional;
  • Ovários policísticos;
  • Menopausa;
  • Hipertireoidismo ou hipotireoidismo;
  • Anorexia;
  • Muito ganho ou perda de peso em um período muito curto;

Por fim, deixe nos comentários a sua dúvida sobre atraso menstrual e gravidez. Também não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das dicas de maternidade.

24 Gostei
1 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *