Conheça 20 receitas de papinha de bebê com frutas

chá_de-gravidez_papinha_de_bebê_frutas

Nutritivas e versáteis, as frutas são muito utilizadas na papinha de bebê

Geralmente, as frutas são o primeiro alimento experimentado pelo bebê após o leite materno. Isso porque recomenda-se iniciar a introdução alimentar com papinha de bebê de fruta. Afinal, o sabor doce costuma gerar maior aceitação pelos pequenos.

Além disso, as frutas são versáteis, pois podem ser servidas de várias formas: amassadas, cortadas em pedaços pequenos ou em tirinhas para quem é adepto ao método BLW.

Contudo, apesar de serem ricas em nutrientes, alguns cuidados devem ser tomados antes de oferecer as frutas aos bebês. O primeiro é não amassar muito a papinha e, de preferência, fazer isso com garfos e não com o liquidificador.

Com isso, a papinha não perderá uma grande quantidade de fibras presentes nas frutas. Afinal, as fibras são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, controle do nível de açúcar no sangue e colesterol, entre outros benefícios.

Cuidado com a frequência de papinha de bebê de fruta

Mesmo que sejam saudáveis, as papinhas de bebê de fruta não devem ser oferecidas em excesso. O motivo está na quantidade de açúcar existente.

Porém, para contornar esse perigo, a solução está em oferecer esse tipo de alimento apenas nos primeiros dias da introdução alimentar. Logo após, já começar com as papinhas salgadas. As frutas, então, podem ficar apenas como uma “sobremesa” em alguns poucos dias.

Outro alerta é nunca colocar açúcar (refinado, mascavo ou de qualquer outro tipo) na papinha de bebê. 

Ademais, especialistas também não recomendam oferecer sucos aos pequenos. Novamente, o motivo está na perda das fibras quando as frutas são batidas, além de que os níveis de açúcar no sangue sobem mais rápido com a ingestão do líquido do que do alimento in natura.

Após conhecer essas dicas, conheça receitas de papinha de bebê de fruta.

Papinha de maçã, banana e ameixa

1 maçã

2 ameixas

1 banana

Primeiramente, descasque e corte a maçã em pedaços pequenos. Em seguida, descasque e corte a banana em fatias. Depois de picar as ameixas, corte-as ao meio. Por fim, cozinhe as frutas por cerca de 10 minutos no vapor e amasse tudo com um garfo.

Papinha de maçã, tangerina e água de flor de laranjeira

2 maçãs

2 tangerinas

Água de flor de laranjeira

Depois de lavar e descascar as maçãs e tangerinas, corte-as em pedaços pequenos. Em seguida, despeje tudo em uma panela com um pouco de água para cozinhar por cerca de 10 minutos. Logo, quando for mexer, adicione duas colheres de chá de água de flor de laranjeira.

Papinha de pera e morango

1 pera

2 morangos

Primeiramente, descasque a pera. Corte-a em pedaços pequenos e coloque-a em uma panela com uma colher de sopa de água. Cozinhe os pedaços por 10 minutos em fogo baixo. Lave bem os morangos. Para terminar, misture tudo e amasse com um garfo.

Papinha de cereja com ricota

100 gramas de cerejas maduras

40 gramas de ricota

Lave as cerejas e corte-as ao meio. Coloque-as em uma panela com 2 colheres de sopa de água. Assim que atingir fervura, diminua a temperatura e cozinhe por 10 minutos em fogo médio. Deixe esfriar, escorra se necessário e mexa até obter um purê bem fino. Por fim, adicione a ricota, misture e sirva.

Papinha de maçã, pêssego e damasco

1 pêssego

1 maçã

2 damascos

Água

Descasque a maçã e corte em cubos. Lave os damascos e o pêssego e corte-os em pedaços. Uma vez picadas, cozinhe as frutas no vapor; descarte a água do cozimento e então misture todos os ingredientes.

Papinha de maçã, banana e uva preta

1 maçã

10 uvas pretas

1 banana

1 pitada de canela

Para começar, descasque a maçã, corte em pedaços e então cozinhe no vapor com uma pitada de canela. Descasque a banana e corte-a em fatias. Corte as uvas ao meio e retire as sementes. Cozinhe os pedaços de frutas no vapor. Por fim, misture as duas preparações.

Papinha de bebê com maçã
Maçã é uma das frutas mais utilizadas na papinha de bebê

Papinha de maçã, abacaxi e kiwi

2 maçãs

1 kiwi

100 g de abacaxi

Lave bem e descasque as frutas para, posteriormente, cortá-las em pedaços pequenos. Adicione um pouco de água e cozinhe os ingredientes no vapor durante 12 a 15 minutos. Verifique o cozimento com a ponta de uma faca: os pedaços devem derreter. Misture as frutas com um garfo consistência desejada.

Papinha multifrutas

1 banana

1 pera

3 morangos

1 laranja

Água

Lave bem e descasque a pera. Além disso, corte-a em pedaços pequenos. Descasque a banana e corte-a em fatias. Depois, lave os morangos. Em uma panela, cozinhe os pedaços de pera e os morangos com um pouco de água em fogo médio até que a fruta amoleça e se forme uma papinha.

Coloque a banana no copo do liquidificador e triture. Adicione o resultado à mistura e mexa. Por fim, o último passo é espremer a laranja e adicionar o suco até obter a textura desejada.

Purê de maçã e banana

1 Maçã 

1 Banana prata 

Descasque a maçã, retire sementes e o talo central e raspe bem seu interior. Após, descasque a banana e corte-a em rodelas finas. Coloque tudo em um prato e amasse bem com um garfo. Mexa até ficar na consistência de purê ou papinha. 

Papinha de bebê com manga

1/2 manga madura

Lave a fruta e descasque a pele, corte-a ao meio e retire a semente. Em seguida, corte em pequenos pedaços e amasse-os com um garfo. Você também pode misturar com outras frutas ou com um pouco de aveia.

Papinha de banana e manga

½ Manga 

1 Banana

Para começar, descasque a manga e a banana. Logo, corte-as em pequenos cubos e amasse até ficar na consistência de papinha. Se precisar adicione 1 colher de sobremesa de água para deixar a textura mais fina. 

Papinha de bebê de abacate e pera

½ Abacate

½ Pera

Lave bem as frutas e descasque-as, retirando as sementes e talos. Raspe a pera  e o abacate e amasse bem com um garfo. Misture e sirva.

Papinha de leite de coco, maçã, banana e aveia

100 ml de leite materno ou de leite de coco caseiro

1 fatia de maçã sem casca

½ banana-maçã sem casca

5 colheres (sopa) rasas de aveia

Misture e amasse o leite e a maçã, até ficar homogêneo, e deixe separado. Em um prato fundo, amasse a banana com um garfo. Junte o leite batido com maçã, a aveia e mexa até obter uma papa.

Papinha de banana com morango

1 banana nanica

2 unidades de morango

Primeiro, retire o “miolo” do morango. Amasse as frutas com um garfo e misture bem até formar a papinha.

Papinha de abóbora com goiaba

1 colher (sopa) de abóbora

½ goiaba

Coloque em uma panela a abóbora e, em outra, a goiaba e cozinhe separadamente. Após estarem bem macias, desligue o fogo. Passe a goiaba em uma peneira e junte com a abóbora. Amasse tudo com o garfo e sirva.

Papinha de banana, maçã, mamão e leite de coco

1 maçã pequena picada descascada e raspada

1 banana pequena

1 colher (sopa) de leite de coco caseiro

3 colheres (sopa) de mamão bem picado

Amasse a maçã raspada com o leite de coco. Em seguida, adicione a banana e o mamão aos poucos para que incorporem bem.

Papinha de abacate com banana

1/4 de abacate

1/2 banana-nanica

Amasse tudo no garfo até obter um creme. Se preferir, junte uma colher de sopa de leite materno ou leite de coco caseiro, caso deseje uma consistência mais cremosa.

Melancia também pode ser utilizada na papinha de bebê

Papinha de melancia com banana

1 pedaço grande de melancia picada

1/2 banana nanica bem madura

Descasque a banana e amasse todos os ingredientes com o garfo. Misture com a água da melancia. Sirva.

Papinha de pera com erva-doce e banana

1 banana média

1/2 pera sem casca picada

1 colher (chá) de erva-doce

Cozinhe a pera com a erva-doce até que fiquem bem macias. Retire a erva doce, misture tudo com a banana amassada com um garfo e sirva.

Papinha de ameixa com mamão e aveia

5 ameixas-pretas sem caroço

1/2 mamão papaia

2 colheres (chá) de farinha de aveia

Cozinhe por 10 minutos as ameixas. Amasse bem o mamão, depois que as ameixas estiverem bem molinhas amasse-as e misture com o mamão e a farinha de aveia.

Gostou das receitas? Comente aqui embaixo e não deixe de nos seguir na redes sociais para ficar por dentro de tudo do mundo da maternidade.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *