Salmonela na gravidez: os alimentos a serem evitados

Salmonela na gravidez

A salmonela na gravidez pode causar consequências graves para a saúde do bebê

Contrair salmonela na gravidez pode não ser tão inofensivo. Enquanto para pessoas não gestantes a bactéria causa febre e desconfortos abdominais, como náuseas, vômito, diarreia, nas gestantes esse quadro pode evoluir para algo mais sério.

De início, a desidratação e fraqueza promovida pela infecção atrapalha o funcionamento do organismo materno e, consequentemente, o desenvolvimento do bebê. Ademais, há o maior risco de desenvolver a Síndrome de Reiter, que é a inflamação nas articulações.

Contudo, o mais grave é a entrada da bactéria na corrente sanguínea. Assim, é possível que a Salmonela atravesse a placenta e cause malformação cerebral no bebê e até a morte dele. 

Por isso, é importante que as grávidas evitem ao máximo contrair a bactéria e a principal forma para isso é ter cuidado na alimentação.

Salmonela na gravidez - evitar carnes cruas
Carnes cruas podem ter contaminação por samonela

Alimentação para evitar a salmonela na gravidez

A principal forma de evitar a contaminação por salmonela é cozinhar bem os alimentos, pois a bactéria morre em temperaturas acima de 65 graus.

Assim, não coma carne bovina, frango e peixes mal cozidos. Também é importante evitar ovos crus e leite não pasteurizado. 

Também lembre-se de, antes de preparar esses alimentos, mantê-los em locais adequados para eles, como na geladeira. Além disso, utilize tábuas diferentes para cortá-los, uma para carne e outra para os vegetais, por exemplo. Todos os utensílios devem ser bem lavados após o uso.

Outras formas de prevenção

É possível prevenir a infecção por salmonela de algumas outras formas. Uma delas é bem simples: lavar as mãos depois de tocar em alimentos. 

Entretanto, evite ainda o contato com pessoas que estão infectadas com a bactéria, por há o risco de transmissão. Também se higienize bem após trocar fraldas de crianças. 

Caso sinta os sintomas da salmonela na gravidez, mesmo os mais fracos, procure o seu médico. O especialista saberá o melhor tratamento a ser recomendado para a sua condição de saúde.

Por fim, nos diga se restou alguma dúvida sobre esse assunto. Conte também sobre como você se protege dessa bactéria. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos. 

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *