Conheça as diferenças entre a primeira e segunda gravidez

chá_de_gravidez_segunda_gravidez

As mamães costumam ter sintomas diferentes na segunda gravidez

A segunda gravidez é vista como mais tranquila por muitas mulheres. Afinal, elas já passaram por todas as situações que envolvem essa fase e sabem quando é normal ou quando devem se preocupar.

Mais tranquila ou não, a segunda gravidez possui alguns fatores diferentes dos da primeira. Separamos os mais comuns. Confira:

O bebê se movimenta mais cedo na segunda gravidez

Na segunda gestação, as mulheres relatam sentir os movimentos dos bebês antes do que sentiram com o primeiro filho. Em geral, avaliam que o segundo bebê se mexeu na 17ª semana e o primeiro entre a 20ª e 24ª.

Contudo, especialistas afirmam que isso pode ser resultado apenas do maior conhecimento das mulheres sobre como é a sensação do bebê mexendo no útero. Na primeira gravidez, as mamães não costumam associar os movimentos que sentem no abdômen (logo no início da gestação) ao bebê.

Mais dores e cansaço

O cansaço e as dores no corpo também costumam estar mais presentes na segunda gravidez. Porém, o motivo disso não é biológico e, sim, da rotina. Isso acontece porque a gestante já possui outra criança para cuidar e, assim, o cansaço é maior.

Tranquilidade com as contrações de Braxton Hicks

As contrações de Braxton Hicks, também conhecidas como “contrações de treinamento”, surgem no final da gestação e possuem a função de “treinar” o corpo para o parto. Ao contrário das contrações normais, essa é irregular e logo passa.

Assim, por já possuírem a experiências de uma primeira gravidez, as mamães já sabem identificar as contrações de Braxton Hicks e não se preocuparem com elas.

A barriga cresce mais rápido na segunda gravidez

A barriga cresce mais rapidamente na segunda gravidez pela o fato do corpo já ter passado por aquela mudança e a musculatura estar mais relaxada.

A barriga cresce mais rápido na segunda gravidez

O parto será mais rápido

Mulheres que tiveram parto normal na primeira gestação e querem ter o mesmo tipo de parto na segunda gravidez, fiquem atentas: o segundo poderá ser mais rápido.

O motivo disso é o mesmo do item anterior. Dessa forma, o corpo já estará mais adaptado ao processo e o fará de forma mais rápida.

O útero demora mais a voltar ao tamanho normal após a segunda gravidez

Apesar do parto ser mais rápido, o útero demora um pouco mais para voltar ao tamanho normal depois da segunda gravidez. Dessa forma, as mamães podem sentir mais desconforto com as contrações nos dias seguintes ao nascimento do bebê.

Os mesmo cuidados

Há algumas diferenças entre a primeira e a segunda gravidez. Porém, os cuidados nas duas devem ser os mesmos.

O básico é fazer as consultas pré-natais e seguir as orientações médicas. Além disso, manter uma alimentação saudável, a prática de exercícios e a hidratação. Por fim, também evite vícios como álcool e cigarro.

O que achou do nosso conteúdo? Deixe a sua opinião aqui nos comentários. Também compartilhe com a amiga que quer ou já é mamãe de segunda viagem.


57 Gostei
1 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *