Sexagem fetal: veja como funciona o exame

Sexagem fetal

O exame de sexagem fetal analisa as células do bebê presentes no organismo materno

Um dos momentos mais marcantes da gravidez é descobrir se o bebê que está a caminho é uma menina ou menino. Para isso, o mais comum é recorrer ao exame de ultrassonografia. Contudo, existe um outro que pode ser feito logo no começo da gestação e é até mais confiável. Trata-se da sexagem fetal.

A taxa de acertos desse procedimento é de 99% e ele é realizado com uma simples coleta de sangue. Veja como funciona.

Como a sexagem fetal funciona

A sexagem fetal analisa as células do bebê que estão presentes na corrente sanguínea da mãe. Dessa forma, há a verificação dos cromossomos. Caso seja encontrado o cromossomo Y – presente apenas em homens – o bebê é um menino. Quando houver apenas o cromossomo X, é uma menina.

Ademais, vale lembrar que o exame não gera nenhum risco para a saúde do bebê. 

Como é feita a coleta de sangue de sexagem fetal
Exame retira uma pequena quantidade de sangue

Precisa de alguma preparação?

Não é necessário nenhuma preparação especial para fazer o exame, como jejum ou evitar certos alimentos. É colhida uma pequena quantidade de sangue e a gestante pode voltar a suas atividades normais.

Todavia, o recomendado é que se espere até a oitava semana de gestação para o exame, pois é nessa fase que a concentração do material genético do bebê atinge seu máximo do corpo da mãe. Entretanto, com a ultrassonografia é preciso esperar até a 16ª semana, em média. 

Além disso, é preciso ter atenção a respeito do funcionamento do laboratório que irá realizar o exame. Alguns requerem a prescrição médica e outros não. Também verifique se é necessário marcar o horário para fazer a coleta do sangue.  

Em caso de gêmeos

Nas gestações de gêmeos, é preciso analisar um pouco mais atentamente o resultado do exame. Com gravidez bivitelina – duas placentas – se for verificado a presença do cromossomo Y, há, pelo menos, um bebê menino. Não é possível afirmar com certeza se os dois fetos são masculinos ou não. Caso haja apenas o X, os dois bebês são meninas.

No entanto, em gravidez univitelina – apenas uma placenta – é mais fácil. Cromossomo Y: dois meninos. Sem cromossomo Y: duas meninas. 

Portanto, é importante escolher lugares de qualidade para realizar o exame e ter mais segurança no resultado. Ademais, qualquer dúvida pode ser retirada com seu médico.

Agora, nos conte como está a ansiedade para saber o sexo do seu bebê! Para receber mais dicas e informações sobre maternidade e cuidados com bebês, nos siga nas redes sociais.

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos. 

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *