Sintomas de gravidez: entenda porque há o atraso menstrual

chá_de_gravidez_sintomas_de_gravidez_atraso_menstrual

O atraso na menstrual costuma ser o primeiro dos sintomas de gravidez notado pelas mulheres

O atraso menstrual é um dos sintomas de gravidez mais conhecido e, muitas vezes, o que alerta a mulher sobre a possibilidade de um bebê estar a caminho. Porém, o que poucas pessoas sabem é o porquê esse sinal de gestação acontece.

A explicação está no fato de que o sangue menstrual é a descamação do endométrio, que é a membrana que reveste a parte interna do útero. A cada vez que o óvulo não é fecundado, esse revestimento é eliminado.

Contudo, quando ocorre a fecundação, o zigoto (união do óvulo com o espermatozoide) é implantado no endométrio, que servirá como um “colchão” para abrigar o futuro bebê e a placenta.

Sintomas de gravidez - quando fazer o teste de farmácia
Teste de gravidez de farmácia deve ser feito após o atraso menstrual

Quanto tempo após o atraso menstrual é possível fazer o teste de gravidez?

A maioria das mulheres suspeitam que estão grávidas após cerca de duas semanas de atraso menstrual. Entretanto, a ansiedade pode fazer com que algumas realizem o teste de gravidez logo após a possível fecundação. Assim, nem sempre o resultado será positivo. 

No caso do exame de sangue, o beta-HCG, só é possível detectar o hormônio produzido pela gestação após 10 dias da fecundação. Já com os testes de farmácias é preciso esperar cerca de sete dias após o atraso menstrual.

Os resultados desses testes feitos com urina também variam de acordo com a marca. Quanto mais “sensível” o mecanismo de identificação do hormônio, mais rápido é possível identificar a gravidez.

Pequeno sangramento também é um dos sintomas de gravidez

Algo que confunde as mulheres é um pequeno sangramento que pode ocorrer em até três dias após a fecundação. No entanto, não se trata da menstruação e, sim, da chamada “nidação”.

A nidação é a entrada do espermatozoide no óvulo e a implantação do zigoto no útero. Como mencionado anteriormente, esse conjunto de células se fixa no endométrio. Isso pode causar um pequeno sangramento.

Todavia, é possível diferenciar a nidação da menstruação. A primeira não possui fluxo e, geralmente, a cor é mais rosada (mistura do sangue com fluídos vaginais). Já a segunda possui uma quantidade mais intensa de sangue e dura por alguns dias.

A nidação é normal, mas, quando acompanhada de cólicas fortes, pode indicar que algo está errado, como gravidez ectópica e aborto. 

Por isso, cada sintoma de gravidez precisa ser mencionado ao seu médico. Ele saberá quando há algum perigo e também poderá orientar sobre como amenizar alguns desconfortos.

Por fim, conte aqui nos comentários sobre as sua história. Além disso, nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de tudo do mundo da maternidade.


2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *