Sintomas de gravidez: veja porque a aversão a cheiros acontece

chá_de_gravidez_sintomas_de_gravidez_aversão_a_cheiros

Entre os vários sintomas de gravidez existentes, a aversão a cheiros é um dos primeiros que surgem

Assim como o paladar, outro sentido fica mais aflorado durante a gestação: o olfato. Por isso, a aversão a cheiros fortes é um dos sintomas de gravidez. Ele pode surgir antes mesmo do atraso menstrual, ou seja, logo nas primeiras semanas após a fecundação.

Então, é comum que odores que antigamente eram normais passem a deixar a futura mamãe com enjoos e até vômitos. Já a maioria das mulheres relatam que cheiros como cigarro, café, gasolina e produtos de limpeza são certeiros para provocar o mal-estar.

Sintomas de gravidez - aversão a cheiros
Cheiro de cigarro é um dos mais incômodos para grávidas

Quando se preocupar com esse sintoma de gravidez

Às vezes, a aversão aos cheiros é muito forte e pode provocar desmaios. Porém, isso ainda é uma situação normal.

Contudo, o perigo está quando o desmaio é acompanhado de dor de cabeça, visão embaçada, sangramento vaginal e dor no abdômen.

Assim, é importante avisar o médico sobre qualquer sintoma de gravidez sentido. Ele saberá quando a situação revela algum risco e também poderá prescrever técnicas ou medicamentos para aliviar os desconfortos da gestação.

Quando confirmar que este sintoma indica gravidez

Mulheres que tentam engravidar e estão atentas às mudanças do organismo já associam a aversão aos cheiros a um bebê a caminho.

Porém, por surgir nas primeiras semanas de gestação, pode ser muito cedo para fazer um teste de gravidez. Somente exames muito sensíveis poderão detectar os hormônios e, assim, dar o resultado positivo.

O exame de sangue, chamado beta-HCG, é o mais adequado para isso, pois pode ser feito depois de 10 dias da fecundação. Contudo, para os testes de farmácia, que utilizam a urina, é preciso esperar cerca de sete dias após o atraso menstrual.

Por fim, nos conte se você tem ou teve aversão a cheiros na gravidez. Quais eram os odores que mais te causavam mal-estar? Pode comentar aqui abaixo.

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *