Sintomas de gravidez: o que é e como prevenir a azia

Young beautiful woman with long hair sleeping curl up on the brown bed with stomach Ache because menstrual pain soft focus background. Young sick woman with hands holding pressing her crotch lower abdomen. Medical or gynecological problems, healthcare concept

A azia está entre os sintomas de gravidez, mas com uma alimentação saudável é possível amenizá-la

A azia é um dos mais comuns sintomas de gravidez: ela afeta cerca de 70% das gestantes, segundo estudos. Esse mal-estar trata-se de uma sensação de queimação entre as costelas até a garganta.

Assim, por ser tão frequente, a azia também é rodeada de mitos. Relacionam a presença dela com a quantidade de cabelos no bebê, com o sexo do feto, com a idade da mãe ou com o peso da grávida. Porém, não há nenhuma comprovação científica disso.

O comprovado é que a azia, no primeiro trimestre de gestação, é causada pelas alterações hormonais. Já nos segundo e terceiro trimestres, o motivo desse sintoma está no aumento do tamanho do útero, que pressiona os órgãos do sistema digestivo da mulher.

Como amenizar a azia na gravidez

Mudanças simples na alimentação da grávida já podem amenizar ou até mesmo prevenir a azia, além de outros sintomas de gravidez. Dessa forma, a recomendação é evitar frituras, alimentos com muita pimenta e conservantes. Além disso, aposte em frutas, vegetais e alimentos ricos em fibras e vitaminas.

Ademais, é preciso ainda fracionar as refeições, ou seja, comer pequenas porções em intervalos de duas horas. Também não é bom ingerir líquidos com a refeição. Dessa maneira, o estômago não ficará extremamente cheio e não ocorrerá a azia.

Outra recomendação é evitar alimentos pesados logo antes de dormir, uma vez que a atividade do sistema digestivo se tornará mais lenta. Diante disso, também não se deite logo após a janta. Espere, ao menos, cerca de 30 minutos.

Outras dicas para amenizar a azia na gravidez

  • Consuma regularmente frutas como maçã, manga, pêssego, mamão, pera, banana e uvas;
  • Evite mostarda, maionese, pimenta, café, chocolate, refrigerante e sucos industrializados;
  • Não fume;
  • Evite roupas apertadas na região da barriga;
  • Quando a azia também está associado ao refluxo, coloque um calço de 10 cm na cabeceira da cama para que o corpo não fique totalmente na horizontal.
A azia, um dos sintomas de gravidez, pode ser amenizada com a ingestão de frutas

Como tratar esse sintoma de gravidez

Além dessas dicas sobre como evitar a azia, outra solução caseira é tomar um copo de leite desnatado, uma vez que a gordura do leite integral demora mais para ser digerida.

Outros medicamentos também estão disponíveis no mercado. Contudo, é preciso ter orientação médica para tomá-los. Assim, não haverá riscos nem para a mamãe e nem para o bebê.

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *