Sintomas de gravidez: veja como evitar as espinhas

woman looking at mirror at home and checking her face

O aparecimento de espinhas é um dos sintomas de gravidez, mas é possível preveni-las

Entre os diversos sintomas de gravidez, um é bem visível: as espinhas. Elas são causadas pelas diversas mudanças que ocorrem no organismo da gestante, como o aumento dos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona, alterações na imunidade e na circulação sanguínea, entre outros. 

Contudo, é possível amenizar ou até evitar o aparecimento de espinhas com alguns hábitos simples do dia a dia. Por isso, separamos algumas dicas de como lidar com esse sintoma de gravidez. Veja:

Limpe a pele corretamente

A dica é simples, mas irá ajudar muito a evitar as espinhas. Assim, uma limpeza correta evita o acúmulo de oleosidade na pele. Para isso, basta usar sabão neutro suave.

Porém, cuidado com sabões com fórmulas muito agressivas que podem provocar vermelhidão e lesões.

Sintomas de gravidez - protetor solar e hidratante para amenizar as espinhas
Ao contrário do que muitos pensam, o protetor solar e o hidratante amenizam as espinhas

Use protetor solar e hidratante

Muitas pessoas acham que protetor solar e hidratante apenas contribuem com a oleosidade e, consequentemente, com as espinhas. Contudo, esses produtos são essenciais para a saúde da pele.

Com isso, opte pelas versões oil free, ou seja, sem óleo na composição. No entanto, esteja atenta às substâncias desses cosméticos, pois algumas podem fazer mal ao feto. As mais perigosas são: 4-metilbenzildeno cânfora (4-MBC), octocrileno (OC) e 3-benzilideno cânfora (3-BC).

Qualquer dúvida, pergunte ao seu ginecologista ou dermatologista. 

Maquiagem em excesso aumenta esse sintoma de gravidez

Muita maquiagem e produtos de baixa qualidade contribuem para o aparecimento de espinhas. Por isso, tente amenizar o uso no período da gestação, em que a pele já está mais propensa a ter esse problema. 

Caso não queira ou não possa abrir mão da maquiagem, opte por aquelas produzidas à base de água. Porém, não se esqueça de remover todos os produtos antes de dormir com água, sabão e demaquilante.  

Banner BlogPowered by Rock Convert

Muita exposição ao sol aumenta as espinhas

A radiação UV pode acelerar a formação de espinhas, é a chamada “acne solar”. O motivo está no fato de que o sol aumenta a produção de óleo e diminui a resposta das células de defesa. 

Então, não fique muito tempo ao sol e, como dito anteriormente, sempre use protetor solar. 

Sintomas de gravidez - brócolis e cenoura evitam espinhas
Brócolis e cenoura são alimentos que auxiliam na saúde da pele

Alimentação saudável para amenizar esse sintoma de gravidez

Uma alimentação saudável é aliada para evitar as espinhas, mesmo quando elas são sintomas de gravidez. Alguns alimentos possuem nutrientes que irão melhorar a saúde da pele e, assim, deixar as acnes longe. 

Os ricos em ômega 3, por exemplo, controlam os níveis de açúcar no sangue e,com isso, diminuem a inflamação da pele. Esse nutriente está no salmão, no atum, nas nozes, na couve e no brócolis. 

Também não se esqueça da vitamina C, que possui função adstringente e promove a produção de colágeno. Ela está presente na laranja, no limão, na manga, no abacaxi e na goiaba.

Por fim, também inclua a cenoura no prato. Nela há o betacaroteno, que reduz a oleosidade e tem ação anti-inflamatória.

Já os alimentos que são inimigos da pele são as frituras, sorvetes ricos em gorduras trans, chocolates, farinha branca, carnes processadas e cafeína, entre outros. Elas aumentam a inflamação e, assim, surgem as espinhas. 

Cuidados com os produtos e procedimentos

Durante a gravidez, tudo que a mulher come e alguns produtos que passa na pele são repassados ao feto por meio da placenta. 

Assim, produtos e procedimentos feitos com salicilatos, retinóides, isotretinoína, peróxido de benzoíla e adapaleno não são recomendados, pois fazem mal ao bebê. Ademais, também não é orientado fazer peeling.

Contudo, sempre tire suas dúvidas com os especialistas para ter certeza de que não haverá riscos à sua saúde e a do seu filho. 

Por fim, nos conte como está a saúde da sua pele na gravidez. Tem mais alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe seu comentário aqui abaixo. 

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *