Sintomas de gravidez: como amenizar a dor de cabeça

Tired teen girl feeling dizzy, having panic attack, young woman massaging temples sitting on sofa at home, suffering from chronic migraine, stressed teenager experiencing sudden strong headache

Dor de cabeça é comum em muitas pessoas, mas também é um dos sintomas de gravidez

Infelizmente, a dor de cabeça está presente no dia a dia de muitas pessoas. Por isso, algumas mulheres não costumam identificar esse problema como um dos sintomas de gravidez. No entanto, esse tipo de dor pode indicar que um bebê está a caminho. 

Todavia, é importante lembrar que a dor de cabeça deve estar associada aos outros sintomas para servir de alerta para uma possível gravidez. Assim, é importante estar atenta caso também sinta enjoos, sensibilidade e inchaço nos seios, azia, alterações de humor, tonturas, inchaço abdominal e cólicas, entre outros sinais.

O que causa a dor de cabeça na gravidez

Como em diversos outros sintomas de gravidez, os hormônios são os responsáveis pela dor de cabeça na gestação. Todavia, algumas outras condições de saúde da mulher também podem gerar a dor.

Entre essas situações estão a desidratação, problemas na visão, pressão baixa ou alta e sinusite. Até mesmo o cansaço sentido no começo da gravidez e momentos de ansiedade e estresse podem desencadear em dor de cabeça.

Além disso, especialistas lembram que a falta de cafeína também pode ser um dos motivos para esse sintoma de gravidez. Afinal, as mulheres são recomendadas a não ingerir café quando descobrem a gestação.

Quando a gravidez é planejada

Como dito anteriormente, algumas condições de saúde podem ser as geradoras da dor de cabeça na gravidez. Isso é visto com mais clareza quando a gestação é planejada. O motivo está no fato de que as mulheres param de ingerir os medicamentos que tratavam essas doenças.

Com isso, a dor de cabeça (antes menos presente por conta do tratamento) aumenta e é confundida como um dos sintomas de gravidez.

Quando se preocupar

A dor de cabeça mais preocupante é aquela que ocorre na região da nuca. Quando acompanhada de dor no estômago e visão embaçada, pode indicar o aumento da pressão arterial, algo grave na gestação. 

Como evitar a dor de cabeça como sintoma de gravidez

A primeira dica para evitar a dor de cabeça quando ela é um dos sintomas de gravidez é tentar não se envolver em situações estressantes. Pode ser difícil, mas outras atitudes também ajudam a deixar essa dor longe da gestação

Sintomas de gravidez - dor de cabeça é amenizada com alimentação saudável
Alimentação saudável a cada duas horas evita a dor de cabeça na gravidez

Confira algumas medidas:

1 – Não fique com o estômago vazio: coma de duas em duas horas, mas em quantidades pequenas;

2 – Tenha uma alimentação saudável: evite alimentos gordurosos, embutidos e cafeína;

3 – Faça atividades físicas adequadas para gestantes;

4 – Durma bem e com horários regulares;

5 – Evite odores fortes, luminosidade intensa e lugares barulhentos;

Tratamento com remédios

Nenhum medicamento deve ser ingerido sem o acompanhamento médico, principalmente na gestação. Além disso, todos os sintomas de gravidez devem ser relatados ao ginecologista, inclusive a dor de cabeça. 

Assim, quando o incômodo é forte, poderá ser preciso tratá-lo com remédios. No entanto, o médico saberá qual o mais adequado para não afetar a saúde da mãe e do bebê.

Dicas naturais

Algumas outras ações podem amenizar e até eliminar a dor de cabeça. Veja quais são:

1 – Faça uma compressa com toalha e água morna ao redor dos olhos, nariz e nuca;

2 – Faça um escalda-pés, pois a água quente aumenta o fluxo de sangue nos pés e diminui na cabeça;

3 – Pressione as têmporas em movimentos circulares;

4 – Tente também acupuntura, ioga e hidroginástica.

Sintomas de gravidez - a dor e cabeça pode ser amenizada com a prática de ioga
Ioga é um dos exercícios recomendados à gestantes e que ameniza a dor de cabeça

Comente aqui o que achou do nosso conteúdo. Também nos siga nas redes sociais para saber de várias dicas do mundo da maternidade.

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *