Sintomas de gravidez: aprenda a amenizar o enjoo

chá_de_gravidez_sintomas_de_gravidez_enjoo

Entre os sintomas de gravidez, o enjoo é o que mais afeta as gestantes

O enjoo é um dos sintomas de gravidez mais comuns e é ele que, muitas vezes, gera a desconfiança na mulher de uma possível gestação. Afinal, as náuseas afetam cerca de 90% das grávidas, com a presença ou não de vômito.

Infelizmente, esse sintoma se estende por muito tempo durante a gravidez. Os enjoos começam entre a quinta e sexta semana de gestação. A nona semana é quando, geralmente, há a piora. Apenas a partir da 18ª semana as náuseas diminuem. Contudo, em torno de 20% das gestantes sentem enjoos no terceiro trimestre e 5% sofrem com isso até o parto.

A causa dos enjoos na gravidez

O enjoo é muito característico entre os sintomas de gravidez: ele aparece sempre pela manhã, mas alguns “gatilhos” também podem fazê-lo surgir durante o dia. Esses fatores que desencadeiam o enjoo podem ser alimentos específicos, cheiros e luzes fortes.

Entretanto, o porquê isso acontece ainda não está claro. Alguns estudos afirmam que o motivo está nas variações hormonais (quanto mais hormônio beta-HCG no sangue materno, mais enjoo). Enquanto isso, outras pesquisas afirmam que a causa está na desaceleração dos movimentos do estômago.

Todavia, observa-se que mulheres que na primeira gravidez tiveram muito enjoo, continuarão a tê-lo nas seguintes gestações. Também estão incluídas aquelas que sentem náuseas quando tomam pílulas anticoncepcionais e que têm enxaquecas menstruais.

Como amenizar esse sintoma de gravidez

A principal dica para amenizar os enjoos é não deixar o estômago vazio, mesmo que tenha vontade de vomitar. Por isso, é indicado ter algumas bolachas de água e sal ao lado da cama para que a mulher nem se levante antes de comer alguma coisa.

Além disso, é importante ter uma alimentação equilibrada. Faça pequenas, mas frequentes refeições. Elas devem ser ricas em proteínas e carboidratos, mas sem muita gordura e temperos fortes.

sintomas de gravidez: alimentação saudável ameniza enjoo

Quando procurar ajuda

Apesar do enjoo ser um sintoma comum de gravidez, alguns sinais tornam a situação mais preocupante e, assim, é necessária a ajuda médica. Veja quais são eles:

– Indícios de desidratação (urina de cor escura e tonturas, por exemplo);

– Vômito várias vezes ao longo do dia (principalmente se há sangue);

– Dor abdominal ou pélvica e cólicas;

– Incapacidade de manter qualquer comida ou bebida no estômago por mais de 12 horas;

– Perda de peso.

Vale lembrar que, mesmo quando os enjoos são fracos, é importante contar sobre eles para o obstetra. Também não é recomendável tomar nenhum medicamento sem a prescrição médica.

sintomas de gravidez: enjoo forte deve ter acompanhamento médico

Hiperêmese gravídica

A hiperêmese gravídica é uma complicação na gravidez que atinge cerca de 2% das gestante. Trata-se de um enjoo mais forte do que o normal durante a gestação. Geralmente, a condição é diagnosticada quando há mais de três situações de náusea com vômito durante o dia.

Nesses casos, o acompanhamento médico é essencial. Muitas vezes, o tratamento é feito com hidratação intravenosa.

O que achou do nosso conteúdo? Deixe sua opinião aqui e também nos siga nas redes sociais para receber mais dicas sobre maternidade.


16 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *