Sintomas de gravidez: como evitar as tonturas

Tired young woman sitting in front of laptop on sofa. Stressed lady suffering from headache, dizziness, lack of sleep, exhausted after long computer work, exam study. Female feeling fatigue, overwork

As tonturas são sintomas de gravidez que aparecem logo nas primeiras semanas

Um dos sintomas de gravidez que assusta muito as futuras mamães são as tonturas. Elas costumam surgir nas primeiras cinco semanas. Por isso, é um dos primeiros sinais que indicam a gestação. Contudo, a má notícia é que elas só tendem a desaparecer a partir da 20ª semana

Apesar de normais, é importante saber porque as tonturas são causadas. Os motivos são vários: queda da pressão arterial devido ao peso do útero nos vasos sanguíneos, redução da glicose no sangue e alimentação insuficiente por conta dos enjoos

Além disso, o aumento da frequência respiratória durante esforços físicos também pode causar tonturas. Ademais, é preciso ainda verificar se a gestante não está anêmica.

Como amenizar esse sintoma de gravidez

Sintomas de gravidez - exercícios físicos para evitar tonturas
Exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea e, consequentemente, as tonturas

Primeiramente, ao sentir a tontura, a mulher deve se sentar ou deitar para evitar quedas. Em seguida, é necessário respirar fundo e tentar relaxar.

Entretanto, para evitar que esse sintoma aconteça, é importante não ficar muito tempo sem se alimentar e ter refeições ricas em nutrientes, principalmente o ferro. Acrescenta-se a isso a orientação de não se levantar muito rápido e evitar lugares quentes e cheios.

Outras dicas são: fazer exercícios com as pernas quando permanece muito tempo sentada e não usar roupas apertadas.

Tonturas no final da gravidez

Algumas mulheres podem voltar a sentir tonturas no final da gravidez. Isso acontece pela piora da circulação sanguínea. Nesse caso, além das orientações já mencionadas, também é recomendado utilizar meias de compressão.

Quando esse sintoma é preocupante

As tonturas são sintomas de gravidez normais, mas que devem ser relatadas ao médico durante as consultas. Todavia, a situação se torna preocupante quando são acompanhadas de visão embaçada, sangramento vaginal, dores de cabeça e dor no abdômen.

Vale também lembrar que não é indicado ingerir nenhum medicamento para esse e qualquer outro sintoma de gravidez sem a orientação médica.

Por fim, comente abaixo o que achou deste conteúdo. Também nos siga nas redes sociais para receber mais dicas sobre maternidade.

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *