Sintomas de gravidez: o paladar muda?

chá_de_gravidez_sintomas_de_gravidez_mudanças_no_paladar

Ter mais sensibilidade para sentir o gosto dos alimentos é um dos sintomas de gravidez

Entre os diversos sintomas de gravidez, um é pouco lembrado, mas afeta muitas mulheres: a mudança no paladar. Com isso, alimentos que antes a grávida não gostava, tornam-se extremamente saborosos para ela. O inverso também pode acontecer.

Esse sintoma é mais presente no início da gravidez. Contudo, ele pode se associar a outros incômodos que duram até o terceiro trimestre, como os enjoos. Assim, determinados alimentos ocasionam náuseas na gestante.

O porquê da mudança no paladar

Como em diversos outros sintomas de gravidez, os hormônios são os responsáveis pela mudança no paladar. Entretanto, alguns especialistas também ressaltam o fator emocional, que pode elevar o grau de sensibilidade e influenciar nas transformações do apetite.

Gosto amargo na boca também está entre os sintomas de gravidez

Existem futuras mamães que também sentem o gosto amargo na boca. Cientificamente, essa condição é chamada de disgeusia. No entanto, a boa notícia é que ela pode ser amenizada.

Para isso, o principal é manter uma boa higiene bucal. Dessa forma, mantenha escovações frequentes e não esqueça do fio dental. Quando esse incômodo for muito forte, dentistas podem indicar enxaguantes bucais adequados para gestantes.

Além disso, a ingestão de frutas cítricas também é recomendada, pois o ácido irá neutralizar o gosto amargo.

Gosto amargo na boca é um sintoma de gravidez, mas frutas cítricas amenizam o desconforto

Produção de saliva em excesso como sintoma de gravidez

Também há casos de produção de saliva em excesso entre os sintomas de gravidez. Isso é chamado de sialorreia. Entretanto, essa situação é mais comuns quando a mulher sofre com hieperêmese gravídica (forte náusea).

Não é apenas o paladar que muda

Outros sentidos também sofrem transformações durante a gravidez. Um deles é o olfato. Por isso, ao sentir mais os cheiros dos alimentos, os enjoos podem aumentar.

Após o nascimento do bebê, algumas mães também experienciam um aumento na audição, pois conseguem escutar os mais baixos barulhos do filho. Todavia, especialistas afirmam que isso não é algo biológico, apenas o resultado da preocupação com o bebê.

Quando procurar o médico

Apesar de ser um sintoma de gravidez normal, a alteração no paladar pode se tornar preocupante quando afeta muito a alimentação. Portanto, caso a grávida não consiga manter uma cardápio saudável, é preciso procurar ajuda médica.

Também está passando por esses sintomas de gravidez? Conte para nós a sua experiência aqui nos comentários. Também compartilhe com as amigas que estão grávidas.

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *