Sintomas de gravidez: urinar mais frequentemente

Young woman hand holding pregnancy test

Ter mais vontade de urinar é um dos sintomas de gravidez que surge logo nas primeiras semanas

Um dos sintomas de gravidez muito comum é a vontade de urinar de forma mais frequente. Essa situação é uma das que alertam a mulher sobre a possível chegada de um bebê na família. Isso porque o incômodo começa entre a sexta e oitava semana, época em que, geralmente, é descoberta a gestação.

Contudo, a boa notícia é que esse sintoma tende a diminuir ou desaparecer no segundo trimestre de gravidez. Porém, volta nos últimos meses.

Os motivos desse sintoma de gravidez

Logo no começo da gestação, a mulher sente mais vontade de urinar porque há um maior fluxo de sangue em seu corpo. Assim, os rins precisam produzir mais fluídos, que irão ser eliminados pela urina.

Já no terceiro trimestre de gravidez, o motivo está na pressão que o útero e o bebê fazem na bexiga. Dessa forma, a capacidade de armazenamento de urina no órgão diminui.

Como amenizar

Uma das dicas mais comum para amenizar o desconforto de ter que ir ao banheiro frequentemente é, ao urinar, se inclinar para frente no vaso sanitário. Dessa forma, a bexiga será esvaziada completamente.

Além disso, evite alimentos e bebidas que possuem cafeína, pois eles tornarão ainda mais intensa a vontade de urinar.

Por último, tome menos líquidos à noite para que as idas ao banheiro não atrapalhem tanto o sono. Entretanto, não diminua muito a quantidade de líquidos durante o dia para não desidratar.

Sintomas de gravidez - evitar cafeína para amenizar a frequência da vontade de urinar
Cafeína deve ser evitada

Quando esse sintoma pode indicar alguma doença

A vontade de urinar mais frequentemente faz parte dos sintomas de gravidez normais. Todavia, em alguns casos, pode ser um sinal de uma doença.

A primeira é a infecção do trato urinário (ITU). Com ela, a mulher pode sentir dor ao urinar, febre e urina turva ou com sangue. Vale lembrar que gestantes possuem maior risco de possuir ITU entre a 6ª e 24ª semana, pois está mais vulnerável às infecções bacterianas.

Outra doença é a diabetes gestacional. É um tipo temporário de diabetes e que afeta uma porcentagem pequena das gestantes. Geralmente, ela é detectada entre a 24ª e 28ª semana. Além da frequente vontade de urinar, essa condição também causa náuseas, sede constante e cansaço.

Por fim, fique atenta à cor da sua urina. Se ela estiver amarela escuro ou alaranjada é sinal de desidratação. Então, tome muita água! Ademais, qualquer sintoma de gravidez deve ser dito ao médico para que sejam amenizados com segurança.

Comente aqui se você sente esse sintoma de gravidez e também compartilhe com as amigas futuras mamães.

3 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *