Entenda os riscos e como evitar o sobrepeso na gravidez

chá_de_gravidez_sobrepeso_na_gravidez

Grávidas com sobrepeso correm mais riscos de desenvolver problemas de saúde graves

Foi-se o tempo em que era comum dizer que as grávidas poderiam “comer por dois”. Atualmente, já se sabe que o ideal é manter uma alimentação saudável na gestação e, assim, oferecer todos os nutrientes necessários ao bebê, mas também evitar o sobrepeso.

Afinal, é recomendado ter um controle de quilos que podem ser adquiridos na gestação. Isso porque o peso em excesso acarreta em diversos problemas de saúde para a mãe e para o bebê.

Então, primeiramente, é preciso identificar o Índice de Massa Corporal (IMC) da mulher e, com isso, saber quantos quilos ela pode engordar. O IMC é o cálculo da altura multiplicada por ela mesma e, depois, o peso dividido por o valor obtido na multiplicação.  

Assim, veja quantos quilos é o ideal ganhar em cada caso:

IMC (antes de engravidar)Classificação do IMCGanho de peso recomendado (até ao final da gestação)
Menor que 19,8 Abaixo do peso12 a 18 Kg
19,8 a 26 Normal11 a 15 Kg
26 a 29 Excesso de peso7 a 11 Kg
Maior que 29  ObesidadeMáximo de 7 Kg

Problemas que o sobrepeso causa na grávida

São vários os problemas que o sobrepeso pode causar na gestante. Porém, o mais preocupante é a pré-eclâmpsia, condição em que há grande aumento da pressão arterial da mulher, o que gera diversos riscos e pode causar a morte da mãe e do bebê.

Além disso, o sobrepeso também acarreta em diabetes gestacional, diabetes do tipo 2, infecção no trato urinário-genital durante o pós-parto, hemorragias, trabalho de parto prolongado, maior necessidade de cesárea e dificuldade na amamentação

Riscos para o bebê

O bebê também é afetado com o sobrepeso materno. O maior risco é o de malformações congênitas, principalmente no sistema nervoso. Ademais, a criança possui mais chances de nascer com peso superior a quatro quilos e sofrer com obesidade no futuro. 

Bebês de mães acima do peso também tendem a ter hipoglicemia após o nascimento, que é a redução dos níveis de glicose no sangue. 

Alimentação saudável para evitar sobrepeso
Alimentação saudável é a principal medida para evitar o sobrepeso

Como evitar

A principal dica para evitar o sobrepeso na gravidez é a conhecida alimentação saudável. Portanto, não é orientado fazer dietas restritivas, como as que cortam carboidratos e outros nutrientes, pois podem prejudicar a saúde da mãe e o desenvolvimento do bebê.

Então, a orientação é ter refeições equilibradas. É preciso ter três alimentações principais: café da manhã, almoço e janta, além de pequenos lanches. 

Além de tudo, quanto mais colorido o prato, mais saudável ele estará. Então, aposte em ingredientes variados, com vegetais, folhas, carnes magras e cereais integrais, mas sem esquecer das frutas.

Outra dica é comer de três em três horas com porções pequenas. Isso evitará azia, enjoos, tonturas e queda de pressão. 

Entretanto, também é preciso estar atenta aos alimentos que não fazem bem à gestação, como as gorduras saturadas, bebidas adocicadas (refrigerante, sucos prontos etc), cafeína e fast food

Por fim, sempre busque as orientações do seu médico e nutricionista. Eles saberão a dieta mais adequada para a sua condição de saúde. Também pergunte se você poderá realizar atividades físicas.

Agora, nos conte a as suas principais dúvidas a respeito do sobrepeso na gravidez. Também diga o que achou do nosso conteúdo. 

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *