Tentantes: conheça dicas de alimentação

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Ter uma alimentação saudável é importante até mesmo para as tentantes

As mulheres que desejam e tentam engravidar são conhecidas como “tentantes”. Entre as diversas recomendações e dicas que elas recebem para que logo tenham um bebê nos braços está manter uma alimentação saudável.

A razão disso está no fato de que alguns nutrientes são importantes para a ovulação, gestação e desenvolvimento do feto. Assim, o mais recomendado é que essas mudanças de hábitos alimentares sejam feitas o quanto antes e com no mínimo três meses antes de começarem as tentativas de engravidar.

Por isso, separamos uma lista de nutrientes que não devem faltar no prato e mostramos onde encontrar cada um deles. Confira:

Vitaminas B6 e B9

Essas duas vitaminas são as responsáveis por deixar a penetração do espermatozoide no óvulo mais fácil. Além disso, diminuirão o risco de depressão pós-parto e de que o bebê tenha asma. 

Dessa forma, as tentantes devem investir em peixes, oleaginosas, alface, couve, agrião, brócolis, milho, amendoim, leite, ovos e fígado bovino.

Laticínios e seus derivados

Alimentação com leite e derivados para tentantes
Leite e seu derivados diminuem as chances de infertilidade

O leite e seus derivados são ricos em proteínas e cálcio. Com isso, as chances de infertilidade serão diminuídas. Ademais, esses nutrientes também serão benéficos para a formação dos músculos e ossos do bebê.

Ácido fólico para tentantes

O ácido fólico é essencial para as grávidas. Entretanto, ele também é recomendado para as tentantes. Isso porque esse nutriente evita doenças congênitas e malformações no sistema nervoso do bebê. Assim, com a ingestão do ácido fólico antes mesmo de engravidar, o organismo da mulher já estará melhor preparado para a gestação. 

Portanto, é importante ingerir brócolis, lentilha, beterraba, soja, espinafre, quiabo, couve, alface, couve-flor, aspargo, feijão, laranja e morango.

Outros nutrientes

Mais nutrientes devem fazer parte da alimentação das tentantes. Entre eles estão:

Ferro – coentro, gergelim, carne vermelha, acelga, fígado bovino,feijão, agrião e quinoa;

Vitamina A – laticínios, ovos, batata-doce, mamão, manga, brócolis e pêssego;

Vitamina C – laranja, limão, abacaxi, tangerina e morango;

Vitamina D – salmão, atum, sardinha e exposição ao sol;

Selênio – castanha do pará, bacalhau, atum, ovos, aveia, queijo e feijão.

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Além de consumir esses nutrientes, a mulher também precisa manter uma vida saudável em geral. Isto é, não fumar, evitar beber álcool exageradamente e praticar exercícios físicos.

O que as tentantes não podem consumir

Alimentação saudável para tentantes sem pães
Carboidratos refinados presentes nos pães não são recomendados para tentantes

Alguns alimentos não são os mais adequados para as tentantes. Os que possuem carboidratos refinados, como o pão, macarrão e bolachas de farinha de trigo, prejudicam a ação do estrógeno, um dos hormônios responsáveis pela ovulação.

A cafeína, presente no café e em alguns chás (verde, preto, hibisco e mate), também deve ser evitada. Ela dificulta a absorção de ferro e cálcio, além de danificar as células reprodutoras femininas e masculinas. 

Peso ideal

Outro fator que as tentantes devem ter atenção é o peso. Mulheres que estão muito abaixo do peso ou acima dele terão mais dificuldade de engravidar. O motivo está na dificuldade em produzir hormônios que trabalham na ovulação.

É possível conferir se você está no peso ideal ao fazer a conta de IMC (IMC = peso / altura²). O resultado irá se enquadrar em uma das seguintes categorias:

Abaixo do peso: menor de 18,5;

Peso normal: 18,5 – 24,9;

Sobrepeso: 25,0 – 29,9;

Obesidade: 30,0 – 39,9;

Obesidade mórbida: acima de 40,0.

Caso você não esteja no peso normal, procure um nutricionista. Assim, ele irá adequar a sua dieta às suas necessidades como tentante. 

Homens também são tentantes

Não só as mulheres devem se preparar para a gravidez. Uma alimentação saudável na rotina deles também ajudará na produção do hormônio masculino testosterona e na qualidade do espermatozoide.

Por isso, é necessário que os homens consumam alimentos ricos em selênio, vitamina A, E e C. Alguns dos alimentos que devem estar no prato deles são: ovos, legumes amarelos, leite, azeite, batata doce, melaço, sementes, abacate, agrião, couve de bruxelas, morango, castanha, kiwi, couve-flor, atum, cereais integrais, peixes, leguminosas, gengibre e cogumelos.

Por fim, é importante saber que o casal que não conseguir engravidar espontaneamente após um ano de tentativas deve procurar ajuda médica. Já as mulheres que possuem mais de 35 anos podem ir ao especialista após seis meses como tentante.

Conte para nós como está sendo a sua fase como tentante. Também deixe sua opinião sobre o nosso material aqui nos comentários.  

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