Teste de Apgar: saiba o que é e o que ele significa

Teste de Apgar

Com as notas do teste de Apgar é possível entender como é a adaptação do bebê na vida fora do útero

O teste de Apgar é realizado em todos os partos, mas algumas mamães ainda não o conhecem. Trata-se de exame clínico fácil e confiável para detectar a condição de saúde do recém-nascido e os cuidados necessários. 

Ele é feito no primeiro e no quinto minuto de vida do bebê e avalia como é a adaptação dele fora do útero. Assim, são analisadas a frequência cardíaca, a respiração, o tônus muscular, a prontidão reflexa e a cor da pele. Em cada categoria o bebê pode receber notas de 0 a 2, somando um total de 10 pontos. 

O que cada nota significa no teste de Apgar

Quando a nota total no teste de Apgar está entre 8 e 10, o recém-nascido é considerado saudável e sem asfixia. Já entre 6 e 7, o pequeno possui uma leve e transitória dificuldade para respirar. Entre 3 e 5 a asfixia é moderada e entre 0 e 3 é grave. 

Vale lembrar que é normal ter uma nota “ruim” logo no primeiro minuto, mas evoluir para uma melhor no quinto. Porém, caso a nota após 5 também não seja boa, a criança é avaliada novamente aos 10 minutos. 

Dessa forma, o médico irá decidir qual a melhor conduta a ser aplicada para que o bebê se recupere, como ter as vias aéreas aspiradas e receber oxigênio, por exemplo. 

Determinadas notas no teste de Apgar exigem alguns procedimentos
Alguns procedimentos podem ser necessários se a nota do bebê não é boa

Quando a nota é motivo de preocupação

Como dito anteriormente, a nota no teste de Apgar pode progredir. Entretanto, quando ela permanece baixa na avaliação do décimo minuto, é necessário realizar exames complementares. 

O médico deverá analisar se o recém-nascido possui algum problema neurológico, cardíaco ou pulmonar que tenha dificultado a adaptação dele na vida fora do útero. 

Quando não é encontrado nada grave, o mais recomendado é manter o acompanhamento do bebê com alguns especialistas nos meses seguintes e avaliar como será o desenvolvimento dele, algo feito com todas as crianças. 

Por isso, sempre é necessário conversar com o médico para entender melhor o que a nota do seu bebê no teste de Apgar representa e se há algo para se preocupar.

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe aqui nos comentários! Também compartilhe esse material com outras mamães.

Conheça a nossa loja! É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br e confira nossos lindos modelos.

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *