Testes de gravidez caseiros realmente funcionam?

Exame feito com urina pode ser eficiente para descobrir se estou grávida?

Mão com uma luva segurando frasco de xixi na frente de uma mesa. Ao fundo da imagem, mais 4 frascos de urina.
Reprodução / Internet

Caso você esteja ansiosa à espera de um bebê ou se teve uma relação sexual e não se protegeu, certos sintomas podem indicar gravidez. Assim, uma maneira de conferir isso são os testes de gravidez caseiros.

Os testes são simples de fazer, pois são feitos a base da urina, e numa busca rápida na internet, dá para encontrar o passo a passo de cada um deles.

Por isso, fizemos uma lista com alguns testes de gravidez que você pode fazer em casa. Confira:

8 testes de gravidez caseiros com a urina

1 – Teste do cloro

Este teste é bem simples de ser feito. Em síntese, misture uma pequena quantidade de urina com um pouco de cloro. Em seguida, caso note alteração de cor na mistura, é bem provável que tenha um resultado positivo para gravidez.

2 – Teste da soda cáustica

Primeiramente, colete a urina com o auxílio de um copinho e adicione um quarto (1/4) de soda cáustica. Se o líquido ficar esverdeado é sinal de gravidez.

Porém, muito cuidado ao manusear a soda. O produto é altamente corrosivo e se ingerido pode matar.

3 – Teste da urina amanhecida

Colete uma pequena quantidade de urina e deixe “descansando” por oito horas para realizar o teste, que inclusive deve ser feito antes da mulher se deitar.

Ao acordar, verifique se há uma camada fina e esbranquiçada sobre a urina. Caso isso tenha acontecido, é provável que esteja grávida.

4 – Teste da Coca-Cola

Misture coca-cola quente com bastante gás a uma amostra de urina. Se resultar em um líquido com bastante espuma e borbulhas (semelhante a um copo de chope), o resultado é positivo.

5 – Teste do Sal

Outra maneira de fazer o teste de gravidez é adicionar três pitadinhas de sal de cozinha a uma amostra de urina. Dessa foma, caso uma “nata” se forme sobre a urina é sinal de bebê chegando por aí.

6 – Teste da pasta de dente

Foto de uma pasta de dente
A pasta de dente pode ser usada para fazer testes caseiros de gravidez

É possível fazer um teste de gravidez em casa utilizando um creme dental branco!

A princípio, você deve misturar a pasta de dente com a urina. Caso o resultado for um líquido azul com bastantes bolhas pode ser um sinal de gravidez.

Para realizar o teste, é necessário que deixe a mistura “descansar” por algumas horas para que haja a alteração, ou não, na textura e coloração.

7 – Teste do açúcar

Colete a primeira urina da manhã e adicione de 2 a 3 colheres de açúcar. Se o açúcar dissolver, você não está grávida. Caso ele endureça, existem grandes chances de um bebê estar a caminho.

8 – Teste de ferver a urina

Este é um dos testes de gravidez caseiros mais famosos e consiste em ferver a urina em um recipiente de alumínio. Se o xixi ficar como um leite subindo pelo recipiente e formando uma espécie de nata, é possível que o resultado seja positivo.

Cuidados ao fazer um teste de gravidez caseiro

Deve-se lembrar que os testes caseiros não são confiáveis e não possuem nenhuma comprovação científica. Portanto, a qualquer sinal de gravidez, faça o teste de farmácia ou de sangue. Em casos de resultados positivos, procure o seu ginecologista.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilha com as mamães e futuras mamães que você conhece! Ah, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

5 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *