Toxoplasmose na gravidez: os alimentos a serem evitados

Toxoplasmose na gravidez

É possível evitar a toxoplasmose na gravidez com a ingestão de alimentos bem preparados

A toxoplasmose na gravidez é uma doença grave. Ela pode causar sequelas sérias no bebê e até mesmo ser fatal. O que a causa é a contaminação pelo parasita Toxoplasma gondii, que possui mais chances de estar presente em alguns determinados alimentos, principalmente os mal cozidos. 

Por isso, as futuras mamães devem ter muita atenção com a alimentação. Além de serem saudáveis, os ingredientes precisam ter boa procedência. Confira os mais perigosos:

O que evitar na gravidez

  • Carne crua ou mal passada (por exemplo, carpaccio);
  • Carnes defumadas não cozidas (por exemplo, mortadela e presunto);
  • Frutas, legumes e verduras sem lavar;

Além disso, é importante usar água filtrada no cozimento e preparação das refeições. Ademais, lavar bem as mãos antes de prepará-los também é essencial. 

Toxoplasmose na gravidez pode ser identificada com exame de sangue
Um exame de sangue é capaz de identificar a toxoplasmose

Sintomas da toxoplasmose na gravidez

O paciente que se infecta com o parasita da toxoplasmose possui os seguintes sintomas: ínguas no corpo, febre, dor muscular e nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, dificuldade para enxergar e dor de cabeça.

Entretanto, para as grávidas, as piores consequências afetam o bebê. Há o risco de aborto, malformação do feto, parto prematuro e bebê natimorto. Já caso a criança desenvolva toxoplasmose congênita, existem chances de nascer com surdez ou retardo mental. 

Portanto, além da prevenção da toxoplasmose na gravidez, também é necessário o diagnóstico precoce da doença. Este é feito por meio de um simples exame de sangue. Por isso, converse com seu médico para ver se há a necessidade da realização do teste.

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe aqui nos comentários. Para receber mais dicas de saúde na gravidez, nos siga nas redes sociais. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos. 

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *