Trombofilia na gravidez: entenda o que é e os riscos

Trombofilia na gravidez

A trombofilia na gravidez pode causar sérios problemas, inclusive o aborto espontâneo

A trombofilia é a condição em que há maiores chances de formar coágulos no sangue. Com isso, há também maiores riscos do paciente ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC), trombose ou embolia pulmonar. Contudo, a trombofilia na gravidez causa ainda mais problemas para o feto.

Isso porque a gestação é um fator de risco para desenvolver essa doença, pois existe a chamada hipercoagulabilidade, algo desenvolvido pelo próprio organismo para evitar hemorragias no parto. 

Entretanto, nem todas as grávidas irão sofrer com isso. Estão no grupo de risco aquelas que já têm antecedentes de trombose venosa, as que engravidaram em uma idade avançada, que são obesas ou que possuem algum tipo de imobilização, como as cadeirantes. 

Os sintomas da trombofilia na gravidez

Além de avaliar se está no grupo de risco, a mulher também deve perceber alguns sintomas para investigar se sofre de trombofilia. Os sinais mais comuns são: inchaço em uma das pernas, dores ao caminhar ou ficar em repouso, pele azulada ou pálida no local onde está dolorido e aumento da temperatura no lugar. 

Os riscos da doença

A trombofilia afeta gravemente a evolução da gravidez. Ela pode causar o descolamento da placenta, pré-eclâmpsia, alterações no crescimento do feto, parto prematuro e até aborto espontâneo. 

Tratamento da trombofilia na gravidez com aspirina
Uma aspirina por dia pode ser o tratamento da trombofilia

Como é feito o tratamento

O tratamento é prescrito de acordo com as condições de saúde de cada mulher. Algumas precisam ingerir uma aspirina por dia, pois isso inibe a coagulação sanguínea. Apesar desse medicamento não ser muito recomendado para as grávidas, quando há trombofilia seus benefícios são maiores do que os malefícios.

Já outras gestantes precisam receber um anticoagulante injetável, a heparina. Trata-se de injeções subcutâneas diárias que a própria paciente pode aplicar.

Picadinhas de amor

Mulheres que sofrem com a trombofilia na gravidez costumam chamar essas injeções de “picadinhas de amor”. Os sacrifícios que fazem e a luta delas para que seus bebês nasçam saudáveis resultam em lindas histórias e fotos, nas quais mostram todas as injeções que tiveram que tomar durante a gestação e o incrível fruto disso: o bebê.

Tratamento da trombofilia na gravidez com injeções diárias
As injeções diárias são vistas como “picadinhas de amor” pelas mães
Tratamento da trombofilia na gravidez é tema de fotos
E essas picadinhas são exaltadas em fotos

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos. 

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *