Aprenda como cuidar do umbigo do bebê

chá_de_gravidez_limpar_umbigo_do_bebê

Limpar o umbigo do bebê causa medo e  preocupação, mas o procedimento é simples

Quando um bebê nasce, nasce também uma nova família, que agora aumenta e precisa se adaptar. Inclusive, ter novos aprendizados para se adequar a este serzinho tão frágil e inocente. Será que vou conseguir amamentar o bebê? Vou conseguir cuidar dele? Vou saber como limpar o umbigo do bebê e quando ele deve cair? Essas são dúvidas que sondam muitos pais.

Nessa fase inicial, esse certo frio na barriga é comum para muitos pais, principalmente os de primeira viagem. Porém, separamos os principais cuidados que se deve ter com o umbigo do bebê.

Cordão umbilical

Primeiramente, vamos relembrar que, durante a gestação, o cordão umbilical foi o responsável por permitir a oxigenação e nutrição do bebê. No entanto, quando o neném nasce, esse cordão é cortado no ato do nascimento, mas ele não sente nada. O que sobra é um pedacinho, o qual chamamos de coto umbilical.

Entretanto, até que este pedaço do cordão umbilical caia, é bom que os pais tenham bastante cuidado com seu pequeno. Isso porque um dos principais riscos em relação ao coto é de infecção, portanto é de suma importância lavar bem as mãos antes de tocar no umbigo do bebê.

Limpar o umbigo do bebê

Os cuidados fundamentais para uma cicatrização perfeita envolvem deixar a região ao redor do umbigo sempre limpa e seca. Para começar a higienização, é necessário fazer a limpeza de toda a extensão do local com álcool 70% com auxílio de um cotonete ou algodão. Esse processo deve ser feito ao menos três vezes ao dia: depois do banho ou troca de fraldas.

Já durante o banho, apenas água e sabonete neutro devem ser usados na área.

Um motivo para menos preocupação é saber que o coto umbilical não possui terminações nervosa. Por isso, ao limpá-lo, o bebê não sentirá dor ou desconforto. Caso o bebê chore, provavelmente o motivo é pela temperatura fria dos produtos.

Nas trocas de fralda também é preciso limpar o umbigo do bebê

O que não fazer para cuidar do umbigo do bebê

Utilizar faixas, cinteiros ou qualquer outro item que pressione ou impeça o arejamento do umbigo do bebê não é recomendado.

Dessa forma, para não ter esse problema com a fralda, faça uma dobra nela para que não fique em cima do coto umbilical.

Outra proibição é utilizar mercúrio ou merthiolate para a higiene do umbigo, pois podem causar intoxicações.

Depois que o coto umbilical cai

A queda do coto umbilical leva de 7 a 15 dias. Após isso, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por mais 10 dias.

Em alguns bebês, o umbigo pode inchar e eliminar uma substância chamada “granuloma umbilical”. Contudo, essa situação desaparece com o tempo.

Todavia, se a região do umbigo do bebê sangrar, estiver muito avermelhada ou produzir uma quantidade grande de secreção, procure o pediatra. Ele indicará os melhores procedimentos para tratar isso.

Conte o que achou dessas explicações aqui nos comentários!

Não se esqueça de compartilhar com as amigas que também são ou serão mamães.

13 Gostei
1 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *