Vamos falar sobre o Puerpério?

Puerpério

O puerpério é um momento muito importante na vida da mamãe, por isso precisa de muita atenção!

Durante a gravidez, a mulher passa por diversas mudanças, físicas, hormonais, psicológicas, entre outras.

E muitas mulheres acreditam que depois do parto, tudo voltará rapidamente ao normal, porém, não é bem assim…

Na verdade, os primeiros 45 dias após o parto são conhecidos por serem mais complicados que o restante, por isso, esse período é conhecido por Puerpério.

O que realmente é o puerpério?

mãe com bebê no puerpério

O puerpério, apesar de ser um nome diferente, não é nada mais que o resguardo. É aquele momento de recuperação da mãe logo após o parto.

Além de toda mudança psicológica pela qual a mãe passa, em vista dos cuidados que precisa ter com uma criança recém nascida, a mulher ainda tem que lidar com o seu corpo voltando ao normal.

Os órgãos precisam se alinhar novamente, uma vez que, durante a gravidez, eles mudam de lugar para dar espaço ao feto e o útero precisa voltar ao tamanho e peso original.

Ainda, com tudo isso, a mãe também precisa se preocupar com a amamentação, se a quantidade de leite produzido é suficiente para seu pequeno, sem contar com outros cuidados com o bebê.

É bastante coisa, não é verdade?

O que precisamos saber?

Durante o puerpério, é normal que a mãe tenha sangramento vaginal, então, não se assuste, isso não é nenhum problema após o parto, nem mesmo se trata da sua menstruação.

Esse sangramento, chamado de lóquio, passa por diversas fases:

  • 3 primeiros dias – loquiação vermelha;
  • 3º ao 10º dia – loquiação marrom-acastanhada;
  • após o 10° dia – loquiação amarela com odor semelhante a queijo;
  • a partir do 21º dia – loquiação branca, um pouco mais fluida que clara de ovo.

Portanto, até o 10º dia após o nascimento do bebê, o lóquio é avermelhado assemelhando-se à menstruação, e do 11º dia até o final o fluxo é reduzido e a cor se torna cada vez mais clara, até acabar.

Banner BlogPowered by Rock Convert

Caso haja variação de cor ou odor intenso, ou o sangramento dure por um tempo muito longo, é importante que a mulher vá até um médico, pois pode se tratar de alguma infecção.

Preciso de ajuda?

Mãe abraçando bebê no puerpério

Esse é outro tópico muito importante, afinal, a mulher precisa sim de alguém do seu lado durante o puerpério.

Os recém-nascidos demandam muito mais tempo e esforço do que o imaginado, pois, não é sempre que eles estão dormindo, e nesses momentos eles sempre estão no colo ou mamando.

E, apesar de serem pequenininhos, eles precisam de amamentação constante, por isso, a mãe precisa estar sempre preparada para as necessidades dos pequenos.

Com isso tudo, ela ainda precisa se alimentar, se hidratar e cuidar da própria saúde, então, é importante ter alguém do seu lado.

Essa pessoa pode ser a avó do bebê, o pai, uma amiga, enfermeira, doula, etc. Mas é preciso escolher com cuidado, e analisar algumas perguntas antes de escolher:

  • Essa pessoa realmente está disposta a ajudar?
  • Ela tem jeito com crianças?
  • Você se sente confortável na presença dessa pessoa?
  • Ela transmite calma ou é uma pessoa agitada?

O puerpério é um momento muito importante na vida da mãe. São os primeiros momentos de cuidados com o recém-nascido e também os cuidados com a própria saúde da mulher.

Por isso, vá atrás de ajuda, não tenha vergonha disso, pois toda mãe realmente precisa de alguém ao seu lado, principalmente quando seu emocional fica abalado.


Quer saber mais? Temos muitos outros conteúdos legais para auxiliar mamães e papais nessa tarefa incrível que é a criação dos filhos!

Você pode conferir mais matérias em nosso blog chá de gravidez e também no blog: blog.kidsbrasil.com.br

Você também pode visitar o nosso site www.kidsbrasil.com.br, onde você encontra lindas roupinhas da Carter’s, Gerber e outras marcas incríveis, com as melhores promoções.

Entregamos para todos o Brasil!

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *