Varizes na gravidez: saiba como prevenir

Varizes na gravidez

É comum ter varizes na gravidez, mas alguns hábitos podem preveni-las

Em meio a todas as transformações que o corpo da mulher sofre enquanto gera um bebê, há algo que preocupa muito as futuras mães: as varizes na gravidez. São aquelas veias azuladas aparentes na pele, principalmente das pernas, que, além de causar desconforto estético, também geram ardor, coceiras e dores.

Esse problema já é comum no dia a dia. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 45% das brasileiras sofrem com as varizes. Contudo, elas podem piorar durante a gestação ou aparecer naquelas mulheres que nunca tiveram varizes. 

O que causa as varizes na gravidez

São muitos os fatores que podem fazer com que esses tão temidos “traços” azuis surjam nas peles das grávidas. O primeiro deles é a maior produção de sangue pelo corpo materno, a fim de suprir as necessidade da mulher e do bebê. Assim, esse maior volume pressiona os vasos sanguíneos, que têm que trabalhar mais para o líquido circular. 

Para acrescentar, há também o peso do útero nas veias, principalmente as das pernas. Já o hormônio progesterona causa o relaxamento das paredes dos vasos, tornando-os mais aparentes.  

Com tudo isso, é comum que as varizes apareçam a partir do segundo trimestre de gravidez. Apesar de incômodas, elas não geram muitos riscos à saúde. Pode-se existir uma chance um pouco maior da grávida desenvolver trombose. Entretanto, essa doença é causada ainda por uma série de outros fatores. Portanto, a situação deve sempre ser analisada com o médico

E os vasinhos?

Além das varizes, há também os vasinhos, uma condição mais leve. Você pode diferenciá-los por meio dos tamanhos característicos de cada um.

Os vasinhos costumam ter menos de três milímetros, ou seja, são bem finos e podem ser vermelhos ou roxos.

Enquanto isso, as varizes são mais grossas, com oito milímetros ou mais. São azuis e podem ter o aspecto de “retorcidas”.

Como prevenir

É possível prevenir ou amenizar as varizes na gravidez. Para isso, são precisas algumas mudanças de hábitos. Confira as dicas:

– Colocar as pernas para cima: é a dica clássica. Principalmente à noite, na hora de descansar, deite e coloque as pernas mais elevadas. Isso irá amenizar as dores e melhorar a circulação sanguínea.

Banner BlogPowered by Rock Convert

– Banhos de água gelada: não precisa ser o corpo inteiro, mas lavar as pernas com água gelada, pelo menos duas vezes ao dia, ameniza o inchaço

– Não ficar muito tempo na mesma posição: seja sentada ou pé, o ideal é mudar de posição e caminhar um pouco a cada hora.

– Aposte nos exercícios físicos: as grávidas também podem se exercitar. As atividades físicas como hidroginástica e caminhadas também ajudam na circulação do sangue.

– Beber água: manter-se hidratada auxilia no bom funcionamento de todo o organismo, inclusive quando o assunto é evitar as varizes na gravidez. 

– Controle o peso: o ganho excessivo de peso na gravidez piora as varizes, pois a pressão nas veias aumentam. Portanto, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios para ficar de bem com a balança. 

– Cremes: existem no mercado diversos cremes para tratar varizes. Eles podem ser aliados para diminuir a sensação de pernas pesadas e as coceiras. 

– Meias compressivas: esses produtos têm como objetivo melhorar a circulação sanguínea e, consequentemente, evitar o surgimento das varizes. Contudo, verifique com o seu médico se ele recomenda o uso dessas meias. 

A boa notícia

Para finalizar, saiba que há uma boa notícia: as varizes costumam diminuir depois da gravidez.

Caso isso não ocorra, existem tratamentos para reduzir as aparências delas. Contudo, fica o alerta, a cada gestação elas irão aparecer mais. Por isso, sempre tente sempre preveni-las.

Ademais, converse com seu médico para saber o que ele orienta para a sua condição de saúde. Também deixe suas dúvidas aqui nos comentários e logo iremos respondê-la. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos.

15 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *