Inclua o zinco na alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez com zinco

O zinco é essencial na alimentação na gravidez, pois evita diversos problemas de saúde

O zinco é o mineral mais abundante no corpo humano, atrás apenas do ferro. Esse nutriente auxilia em diversos processos do organismo, como na divisão celular, metabolismo e na transcrição do DNA. Por isso, é essencial que ele esteja presente na alimentação na gravidez.

Todavia, existem outros benefícios do zinco que se destacam durante a gestação e proporcionam uma melhor saúde à mulher e um bom desenvolvimento do feto. Veja quais são eles:

Formação de sistemas

O zinco é essencial para a formação de importantes sistemas do corpo humano ainda dentro do útero, como o nervoso e circulatório. 

Portanto, a falta desse nutriente na alimentação na gravidez pode ocasionar o nascimento com malformações.

Prevenção de doenças

Já para as gestantes, o zinco fortalece o sistema imunológico e, assim, previne doenças e infecções. Dessa forma, evita-se riscos durante a gravidez. 

Além disso, melhora na disposição e energia da mulher, uma vez que o cansaço é algo comum nessa fase

Alimentação na gravidez - zinco para a cicatrização
O zinco auxilia na cicatrização, algo importante para quem fez cesárea

Menos chances de complicações no parto

O zinco também auxilia no processo de cicatrização de feridas e cortes de cirurgias. Assim, tem papel fundamental no parto, principalmente para as mulheres que passam por cesáreas.  

Problemas da falta de zinco na alimentação na gravidez

Como já mencionado anteriormente, um dos principais problemas da falta de zinco na gravidez é a má-formação neurológica do bebê. Entretanto, há ainda outros riscos, como nascimento prematuro, baixo peso ao nascer, atraso de crescimento intra-uterino e até aborto.

Onde encontrar esse mineral

Para evitar os problemas citados acima, inclua no cardápio os seguintes alimentos: carne vermelha, frango, feijão, amendoim, sementes de abóbora, espinafre, linhaça, grão-de-bico, melancia e ovos.

Existem no mercado algumas suplementações de zinco. Contudo, antes de ingerir esses produtos, procure orientação médica. O especialista irá explicar se é necessário ou seguro fazer uso desses suplementos.

Por fim, nos diga se restou alguma dúvida sobre o assunto. Como você mantém a sua alimentação na gravidez? Conte para nós aqui nos comentários. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos. 

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *